Idosos nas redes sociais.
É comum pensar que apenas os mais novos utilizam as redes sociais Instagram, Facebook, TikTok, WhatsApp, entre outras. Mas, na realidade, essa é uma suposição muito desatualizada, pois estudos recentes mostram que as pessoas mais velhas usam as mídias sociais com mais frequência do que se pensava.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Comerciantes (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), por exemplo, mostra que o percentual de idosos nas redes sociais aumentou de 68% em 2018 para 97% em 2021.
Desse percentual, 72% dos entrevistados com 60 anos ou mais afirmam usar a internet para se comunicar com outras pessoas por meio das redes sociais.
Diante desses dados, pode-se dizer que a presença e o domínio nas mídias sociais se tornaram uma questão de “sobrevivência”. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre os apps mais usados, sua importância e os benefícios que eles podem trazer – se usados da maneira certa, é claro!
O que é uma rede social?
As redes sociais são inicialmente sites e aplicativos criados para conectar pessoas por meio de seus interesses, princípios e valores. Dentro das plataformas é possível compartilhar informações, histórias e experiências, seja entre conhecidos, desconhecidos ou até mesmo empresas.
Quando falamos em redes sociais, o que vem à cabeça? Facebook? Instagram? Whatsapp? Se sua resposta foi um desses ou outros aplicativos, saiba que está correto. Porém, o conceito de rede social é algo que vai muito além da era da internet!
Para se ter uma ideia, o conceito de redes sociais surgiu há mais de 200 anos para explorar as relações entre pessoas, grupos, organizações e até a sociedade como um todo.
Graças ao surgimento da Internet, foi possível criar plataformas virtuais capazes de nos conectar até mesmo a milhares de quilômetros de distância.
Quando surgiu a primeira rede social?
Foi em 1997 que surgiu o SixDegrees.com, site que se acredita ser a primeira rede social virtual da história! Ele foi extinto em 2001, mas a essa altura outras redes já haviam surgido, como o próprio Orkut, que se tornou extremamente popular aqui no Brasil.
Apesar de estarem no ar há mais de 20 anos, poucos imaginavam que as redes sociais teriam um impacto tão grande em nosso dia a dia. Atualmente, existem mais de três bilhões de usuários ativos em todas as plataformas.
Quais redes sociais os idosos mais usam?
O WhatsApp é a rede social mais utilizada pelos idosos no Brasil, segundo dados de estudo realizado pelo CNDL em parceria com o SPC Brasil. Segundo dados, 92% das pessoas com 60 anos ou mais usam o aplicativo diariamente.
Depois do “Zap”, como é popularmente chamado aqui, a segunda rede social mais utilizada é o Facebook com 85%, seguida do Youtube com 77%.
Qual a importância das redes sociais para a terceira idade?
Comunicação, entretenimento, interação e sociabilidade: são estes os pilares que explicam a importância das redes sociais para os seniores. Em essência, estar conectado é muito mais do que estar distraído. A internet é capaz de aproximar pessoas que estão distantes porque é uma forma fácil de manter relacionamentos e contatos.
Estar conectado é uma ótima maneira de socializar, se divertir e, consequentemente, reduzir a solidão, mesmo que as interações não aconteçam pessoalmente.
Além disso, as redes sociais apoiam o contacto e as relações entre os jovens e os mais experientes, pois as aplicações aproximam todas as gerações através da partilha de experiências, histórias ou relatos que servem para aprender de todos os lados.
Benefícios das redes sociais para idosos
Por exemplo, um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, apontou que as redes sociais podem contribuir para o bom funcionamento da capacidade cognitiva e aumentar a sensação de autocompetência e bem-estar nas pessoas mais experientes.
Mas além de tudo isso, as plataformas digitais também são capazes de promover uma série de benefícios para os idosos, como:
1- Aprenda coisas novas
Independentemente da idade, a mídia social tem um enorme poder de ensinar coisas novas a todos por meio do poder do compartilhamento!
Por exemplo, você pode seguir um chef para aprender novas receitas, um professor de inglês que costuma postar conteúdos sobre um idioma estrangeiro ou até mesmo um perfil do Mais Vívida onde postamos algumas dicas de tecnologia, assim como aqui no blog!
2- Aproxime-se de entes queridos ou conheça novas pessoas
Sabe aquele amigo que você não vê faz tempo ou aquele parente que mora longe? Graças à tecnologia, é possível se comunicar com pessoas de todo o mundo a qualquer momento. Isso significa que, independente da distância, é possível manter os laços afetivos ou até mesmo fazer novas amizades – quem sabe até encontrar um novo amor!
3- Informações do dia a dia
Hoje em dia, você não precisa mais esperar o jornal na TV, muito menos abrir a edição impressa para ficar bem informado. Existem perfis conhecidos nas redes sociais com total credibilidade que publicam notícias constantemente.
Seja qual for o seu interesse (política, cinema, entretenimento, esportes, economia etc.), é possível ficar muito bem informado apenas abrindo seu perfil em uma rede social como Facebook ou Instagram.
Informação importante: é preciso ter muito cuidado ao consumir informações na Internet, pois, como sabemos, as fake news (notícias falsas) estão aparecendo cada vez mais em nosso cotidiano. Portanto, opte sempre por seguir perfis conhecidos e confiáveis!
4- Reduz os riscos de problemas de saúde
Claro que nenhuma rede social tem o poder de acabar com a vontade de abraçar alguém com força. Mas ainda podem reduzir a sensação de solidão, o que pode aumentar o desenvolvimento de doenças como o mal de Alzheimer e problemas cardiovasculares.
5- Mantém a mente ativa
Por último, mas não menos importante, estar conectado com o mundo pode manter a sua mente mais ativa e a sua disposição lá em cima!
Basicamente, além de muita praticidade, as redes sociais dão a oportunidade de exercitar o nosso raciocínio e melhorar a saúde mental através de diversos estímulos cerebrais. Em outras palavras, a internet faz parte dos lazeres que se transformam em saúde e muita qualidade de vida!
E aí, o que achou das nossas dicas? Conta para a gente nos comentários as suas experiências na internet e como ela te auxilia no dia a dia.
Se você gosta de ler notícias sobre investimentos, dicas de poupança e benefícios, seja bem-vindo ao Manual do Sênior.