Benefícios da Tecnologia para o idoso. De acordo com um estudo da Universidade Aberta da Catalunha, entre 2015 e 2017, o uso da Internet entre os idosos – com 60 anos ou mais – no Brasil teve um aumento significativo de 56%. Isso mostra que, ao contrário do que muitos pensam, nossos adultos estão conectados com as novidades!
Usar a tecnologia para os idosos pode trazer muitos benefícios. Celulares e tablets, por exemplo, podem ajudar os idosos a se organizarem melhor por meio de aplicativos.
Além disso, principalmente neste momento de isolamento social que estamos enfrentando, o acesso às novas tecnologias pode ser uma forma fácil de se comunicar e se sentir próximo de quem está longe, consequentemente deixando os idosos felizes.
Uso da tecnologia contra a solidão.
O isolamento pode ser mais difícil para os idosos do que para os jovens. Isso porque na velhice há uma certa tendência a diminuir as interações sociais e as amizades que ao longo do tempo podem causar problemas de autoestima, sentimentos de solidão e abandono, em alguns casos até depressão.
Sabemos que estar lá 24 horas por dia com nossos pais, avós, bisavós, tios e tias não é possível, mesmo quando o isolamento social não era necessário, pois todos temos empregos, carreiras e vidas para viver.
Nesse sentido, ensinar e estimular os idosos a se comunicarem por meio de smartphones, computadores e tablets, por exemplo, é uma boa solução para matar a saudade todos os dias, sem sair de casa.
Sabendo usar a tecnologia, os adultos terão independência para fazer e receber chamadas de vídeo e telefone e usar mensageiros online com facilidade. E entre nós, sabemos que nossos avós adorariam ouvir nossa voz através de mensagens de WhatsApp, certo?!
Beneficia a saúde mental.
Embora muito importante, trabalhar no computador e manusear o celular vai além da interação social, podendo ser de grande ajuda na manutenção da saúde mental do idoso, prevenindo ou retardando o aparecimento de doenças como Alzheimer e depressão.
Isso porque, segundo os neurologistas, o uso da internet, aplicativos e aparelhos eletrônicos funciona como exercício mental. O ato de aprender coisas novas – neste caso, interagindo com a tecnologia – também proporciona bem-estar e uma melhora significativa na qualidade de vida.
Maior independência e liberdade para os adultos.
Hoje em dia você pode fazer quase tudo no seu celular, sabe. Das compras ao pagamento de contas de energia, água, luz e afins: tudo pode ser acessado com um simples clique ou toque na tela.
Sabemos que provavelmente você não tem interesse em ajudar, porém, a longo prazo, dependendo dos filhos e netos pode causar sentimentos ruins aos idosos, como privação de liberdade e deficiência. Ao aprender a usar a tecnologia, você poderá realizar suas tarefas diárias sem precisar da ajuda de outras pessoas.
Além disso, poder realizar tarefas simples, como pagar contas e fazer compras por meio de aplicativos, evita que os idosos saiam de casa – principalmente se moram sozinhos.
Se você gosta de ler noticias sobre investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem vindo ao Manual do Idoso.