A importância de um passeio para o idoso. Nas últimas décadas houve um aumento das expectativas e melhorias na saúde dos idosos, o que aumentou a necessidade de visitas aos idosos.
São bem informados, ativos e saudáveis, querem conhecer novos lugares, descobrir novas culturas e viver novas experiências.
Caminhar é um ótimo remédio para a saúde física e mental, mas, como tudo na vida, precisa ser feito com cuidado e planejamento.
Por que viajar com idosos?
Em particular, viajar com idosos é uma oportunidade para promover a socialização, viver bons momentos e aproveitar a vida, quer esteja a viajar com grupos de amigos, família ou apenas um casal.
Independentemente do local e da companhia, viajar ajuda a melhorar a saúde física e mental, além de aliviar sentimentos de solidão e fortalecer vínculos.
Que cuidados deve ter neste passeio?
Para que pedalar com idosos seja seguro, proporcione tranquilidade e proporcione momentos de diversão, é importante pensar em algumas medidas básicas de segurança.
Entre eles está fazer um planejamento para respeitar a velocidade dos idosos e ir preparado para aproveitar cada momento sem pressa.
Saúde
A idade em si não é um problema para viajar ou levar seu ente querido em outra viagem, mas sua condição de saúde pode precisar ser cuidada.
Portanto, se a viagem for longa e durar muito tempo, é melhor que ela seja aprovada por um médico.
Em tempos de infecção pelo Corona vírus, o melhor é fazer o teste para Covid-19 antes da viagem e tomar todas as precauções para garantir a saúde e a segurança de todos.
Segurança
No caso de viagens internacionais, o melhor é fazer um seguro viagem para todos ao viajar com adultos.
Isso garantirá mais tranquilidade e proteção se algum dos viajantes precisar da ajuda de um médico ou hospital em caso de emergência.
Onde ficar.
Quer a viagem com seniores seja para uma família, apenas um casal ou um grupo de amigos, o alojamento é outro fator a considerar.
À medida que envelhecemos, o risco de quedas e acidentes aumenta.
Por isso, pesquise se o hotel ou pousada que você procura oferece acessibilidade adequada, além do conforto, segurança e limpeza necessários em todas as áreas.
Outro ponto importante é a rede de comunicação, o alojamento precisa disponibilizar possibilidades de internet e telefone, principalmente se não houver sinal de celular disponível no local.
Que lugares o idoso pode ir?
Os idosos são cheios de vida e adoram viajar, mas seus corpos têm limitações, por isso o lugar ideal é aquele que proporciona facilidade, segurança e conforto em todos os aspectos.
Para escolher o melhor local, é preciso considerar, em especial, a acessibilidade dos locais turísticos a serem visitados, além da velocidade e das condições do viajante.
Quem precisa usar muletas ou tem dores nas costas, por exemplo, não vai se sentir seguro e confortável sabendo que terá que subir ladeiras ou escadas.
Aqueles que sofrem de doenças respiratórias não aproveitarão a viagem se a área selecionada estiver muito fria.
Se você gosta de notícias sobre economia, dicas de investimentos em geral, seja bem-vindo ao nosso site, Manual do Idoso.