A importância da vaidade e beleza na terceira idade.
A autoconfiança ajuda a evitar doenças mentais, especialmente na velhice. A baixa auto-estima é o caminho para patologias como a depressão. Portanto, é imprescindível que os idosos se esforcem para encontrar o equilíbrio emocional, evitar assédios e cultivar um espaço acolhedor, incluindo cuidados com o corpo e com a saúde.
É bonito ser jovem? Em qualquer caso! Beleza não significa juventude! Existem idosos lindos que aceitam a idade e se cuidam com alegria e prazer. Eles entendem que na idade deles o objetivo não é ficar muito jovem, mas estar bem e se sentir bem cuidado, com boa autoconfiança, desenvoltura nas ações cotidianas, ou seja, reconhecer a beleza da sua existência. .
Atualmente, os idosos têm maior procura por cirurgias e clínicas que oferecem tratamentos estéticos e de relaxamento em busca de uma melhor qualidade de vida, sendo este um dos fatores que contribuem para o aumento da expectativa média de vida.
No entanto, pessoas fisicamente e esteticamente ajustadas irão adotar hábitos mais saudáveis, começar a se exercitar e se movimentar mais, o que sem dúvida as tira da zona de vulnerabilidade e, entre outras coisas, reduz o risco de desenvolver doenças mentais.
É importante ressaltar que os cuidados com a beleza da terceira idade, além de trazer alegria ao corpo físico, reduzem o estresse emocional e melhoram a qualidade de vida do idoso. Por isso, todo cuidado é recomendado, inclusive por um geriatra, especialista que trata da saúde do idoso.
Vaidade na velhice.
Quando a palavra “vaidade” é pronunciada, é bastante comum associar a imagem de jovens ou mulheres que se preocupam apenas com a aparência. Mas engana-se quem acredita que o autocuidado se limita a esse público.
Mais e mais homens e mulheres estão tentando ter a melhor aparência possível. Por exemplo, a imagem do idoso não pode mais ser atribuída a pacientes acamados e sem vida social. Além de viver mais, o público maduro de hoje valoriza uma melhor qualidade de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com idade igual ou superior a 60 anos. Em 2018, uma projeção populacional divulgada pelo IBGE revelou que existem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária no Brasil.
E a tendência é crescer: números do Ministério da Saúde do mesmo ano estimam que em 2030 o número de idosos ultrapasse o total de crianças de 0 a 14 anos.
Não é por acaso que esse público entrou na consciência social. Serviços mais especializados para eles aparecem a cada dia. Ginásios, restaurantes, cinemas, espaços de lazer, entre outros, destinam-se aos seniores.
Até os serviços de estética já estão desenvolvendo tecnologias para esse público. Eu desejo! Com toda a vontade de viver e ser notado, também é natural que os idosos cuidem mais da aparência.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.