O Idoso quer e tem o direito de votar ! Mais do que um direito garantido constitucionalmente, o ato de votar é uma expressão da cidadania e da liberdade que os cidadãos têm de escolher seus representantes políticos. Em 2022, os eleitores com 60 anos ou mais atingiram o maior número já registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a agência, essa comunidade representa 21% dos cidadãos brasileiros aptos a votar. Na Paraíba, mais de 300 mil adultos não podem votar este ano. O número não só representa um aumento na participação dos eleitores nesta nação, mas também destaca a importância e o compromisso dos idosos com o voto.
O direito ao voto é uma ferramenta muito importante que um cidadão deve ser livre e respeitado. Mesmo que você não precise – existe a opção de votar em pessoas com mais de 70 anos. Não falar, além de sofrer as consequências de não parar, pode causar culpa por perder uma oportunidade de fazer algo diferente.
Idoso deve votar!
O momento que o país enfrenta é “problemático”, e a sociedade de mais de 60 anos, em especial, já passou por momentos difíceis na história política do Brasil. “São pessoas que enfrentaram uma grande crise econômica durante a ditadura militar, quando eram jovens, e estão preocupadas com o país.
Desde a restauração da democracia, as pessoas dessa faixa etária aceitaram o hábito de participar plenamente das eleições, pois “eram pessoas que viveram e ouviram tudo o que foi causado por aquela época, e agora tomam suas decisões pensando no futuro. filhos, agora eles tomam suas decisões pensando nos netos e netos do futuro. É daí que vem o interesse pela eleição, principalmente este ano”, analisaram jornalistas políticos, destacando o aumento de eleitores idosos.
Entre os temas que atraem e direcionam o voto dos idosos está a previdência social, que afeta diretamente a qualidade de vida dessas pessoas. Muitos se aposentaram, alguns ainda estão se aposentando e ainda há alguns que estão ocupados. Em suma, todos querem um salário decente e uma pensão decente. Assim, sem dúvida, o bem-estar é uma das principais preocupações.
Se você gosta de noticias sobre investimentos, economia, dicas do dia-a-dia e benefícios sejam bem vindos ao Manual do Idoso.