O ano é 2022, temos milhões de pessoas que estão completamente adaptadas a tecnologia. As crianças por exemplo já nascem mexendo em celulares e notebooks, enquanto pessoas mais antigas acabam tendo mais dificuldades em manusear aparelhos mais modernos, muitas vezes por paradigmas da terceira idade.
Se você iniciou a leitura deste artigo, desde já meus parabéns, pois esse é um tema muito sensível e importante para ser tratado. Se você tem mais de 60 anos e está lendo esse artigo, parabéns duas vezes pela sua iniciativa, e se você conseguiu chegar até aqui, já está na frente da maioria das pessoas da sua idade em termos de tecnologia.
Neste artigo falaremos sobre a inclusão digital e os paradigmas da terceira idade. Como que funciona essa relação entre avanço da tecnologia e a adaptação dos nossos queridos senhores e senhoras? Temos muitos desafios para realmente fazer uma boa inclusão, e precisamos mais do que nunca da ajuda dos mais novos e de iniciativas para deixar esse público mais a vontade com a tecnologia.
Inclusão digital e os paradigmas da terceira idade
Começando com o exemplo que tenho dentro de minha própria casa, possuo dois pais idosos, na faixa dos 70 anos. Meu pai já é acostumado a utilizar o celular, possui até um canal no Youtube chamado Filadélfia Genuína, por mais que ele tenha dificuldades, ele consegue criar conteúdos, subir na plataforma, conversar por WhatsApp e se integrar, mesmo que de forma limitada a este mundo digital. Já minha mãe possui uma resistência maior em termos de tecnologia. Ela acabou aprendendo a entrar no Netflix e Youtube para colocar desenhos para o neto dela, caso contrário até essa integração não seria realizada.
Agora imagina no Brasil afora, quantas pessoas não sabem nem da existência do Pix. Imagina em quantos golpes essas pessoas podem sofrer se confiarem em estranhos que “supostamente” vão oferecer ajuda para algum tipo de pagamento.
Precisamos mais do que nunca ajudar os nossos bom velhinhos a conhecer pelo menos o básico da tecnologia, Youtube, golpes digitais e muito mais. O governo tem um papel importante nesse sentido. Com o passar do tempo vemos cada vez mais Fake News e uma grande onda de desinformação, principalmente na internet, dessa forma fica mais difícil até para os jovens saberem se podem ou não confiar nas informações.
Nós do manual do idoso temos uma responsabilidade muito grande, tanto em informações que podem ser úteis para guardar dinheiro, ter uma renda extra e inclusão digital. Divulgaremos programas realizados por cidades e estados, e com o passar do tempo iremos desenvolver uma metodologia muito simples para você que quer se integrar de vez neste mundo digital.
Ainda temos muitos paradigmas e pouca paciência por parte das pessoas mais jovens, mas não desista dessa importante etapa de adaptação, pois isso ajuda e muito as nossas vidas. Quanto tempo você fica na fila no banco para solicitar algum serviço que muitas vezes você pode pedir da sua casa?
Esperamos ver você mais vezes aqui conosco, e divulgue esse artigo para mais vovôs e vovós que já estão nesse incrível mundo digital.
Conheça mais sobre o Manual do Idoso.