manualdoidoso.com.br

6 dicas para se aposentar inteirão!

6 dicas para se aposentar inteirão!

5 dicas para se aposentar inteirão! Uma coisa é certa com o avanço da nossa tecnologia e com remédios cada vez mais avançados a humano já tem uma estimativa media de vida bem mais avançada, pois quem nasceu em 1940 tinha uma expectativa média  de viver até seus 45 anos e 5 meses conforme pesquisa do IBGE.

E isso é fruto de nosso avanço, também devemos muito aos estudiosos do comportamento humano, pois com o tempo foram notando pequenos “costumes” ou comportamentos que beneficiavam o humano e assim tinham uma vida mais longa..

A maior prova disso são os japoneses que não a toa tem a maior expectativa media de vida sendo ela de 83,7 anos, pois é um povo em que seus costumes já os beneficiam muito.

E dito isso agora vamos 6 costumes para se aposentar e envelhecer melhor.

Alimentação e Hidratação.

Para manter a saúde, você precisa se alimentar adequadamente e não apenas isso, mas também beber uma boa quantidade de água todos os dias.

Então, a primeira dica para envelhecer bem e se manter saudável é cuidar da alimentação e da hidratação.

E para isso, é muito importante que você consuma alimentos ricos em nutrientes como proteínas, vitaminas, carboidratos, cálcio, fibras e ômega-3.

Alguns exemplos de alimentos são: feijão, ervilha, lentilha, ovos, frango, salada, atum, salmão e frutas, legumes, verduras e grãos em geral.

No entanto, apenas investir nesses alimentos não é suficiente. Também é preciso evitar ou reduzir o consumo de produtos industrializados e industrializados, fast food, doces, biscoitos, salgadinhos, etc.

Além disso, você deve beber pelo menos dois litros de água por dia – isso é recomendado por especialistas em saúde.

Bebidas e cigarro é bom maneirar.

Todos sabemos que o álcool e o tabaco são os maiores inimigos da saúde e estão associados a problemas como câncer, pressão alta, doenças cardíacas, derrame, impotência.

No entanto, muitas pessoas que fumam ou bebem há muitos anos tendem a não se preocupar em parar de fumar quando são mais velhas, porque acham que é tarde demais. Isso é um erro: deixando o vício de lado, você colherá benefícios que vão desde a redução de danos cardiovasculares e saúde pulmonar até a redução do aparecimento de rugas.

Faça exercícios.

Cinco sinais de envelhecimento: velocidade de caminhada, frequência cardíaca, respiração, temperatura corporal e pressão arterial. Todos esses fatores indicam o declínio natural do organismo, que ocorre com o envelhecimento. Portanto, a perda de mobilidade, força reduzida e perda sensorial são comuns.

Mas para reverter todos esses sinais e envelhecer com mais saúde e qualidade de vida, o exercício é um parceiro muito bom. Seja hidroterapia para continuar caminhando, ou Pilates para trabalhar o alongamento do corpo, o exercício é recomendado para todas as idades, inclusive para idosos.

Outro método de tratamento alternativo, como a acupuntura, ajuda a combater o estresse, melhorar as queixas de dor e promover o relaxamento.

Dormir com qualidade.

Você precisa dormir o suficiente (entre sete e oito horas) e, acima de tudo, você precisa ter uma noite revigorante, quando você pode, de fato, descansar e acordar com energia e espírito para mais um dia.

Cumprir as horas adequadas de sono é importante para recuperar o organismo e acordar energizado para encarar o próximo dia.

Além disso, dormir pouco aumenta o estresse no organismo e eleva o risco de obesidade, hipertensão e doenças do coração.

Devido a problemas hormonais, as pessoas em seu auge geralmente precisam de menos sono.

No entanto, apesar disso, você precisa estar atento à qualidade do seu sono para ter uma boa noite de sono.

Estimule seu cérebro.

Exercícios que estimulam a memória, como palavras cruzadas, xadrez, jogo da memória, dominó e até hobbies, como música, arte ou jardinagem, ajudam a manter a mente ativa, outro fator importante para a qualidade de vida.

Aprender coisas novas, como usar computadores, celulares e tablets, também é uma ótima maneira de fazer seu cérebro fazer novas conexões, mantendo você energizado e ativo.

Nesses momentos vale tudo, até tentar memorizar as cores, palavras ou padrões que você vê por aí!

Mesmo que você já esteja aposentado e tenha uma vida tranquila, não deixe de ler, use o cérebro.

Afinal, ao fazer isso, você reduz o risco de demência, como Alzheimer, entre outros problemas de saúde.

Então leia livros, escreva, aprenda coisas novas, faça palavras cruzadas, faça quebra-cabeças, invista em hobbies, etc.

Da mesma forma que você faz exercícios físicos para manter seu corpo em forma, você pode fazer exercícios para manter seu cérebro funcionando, funcionando corretamente.

Vida Social.

Passar tempo com os amigos é importante para melhorar o humor e combater a depressão. Também previne doenças cardíacas, pois o hormônio oxitocina, responsável por estimular a comunicação entre as pessoas, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, reduzindo as chances de ataques cardíacos e derrames.

O envelhecimento vai além da saúde física, também é importante estar atento à saúde mental e manter uma vida social ativa.

Conectar-se com outras pessoas é importante para qualquer faixa etária. No entanto, na velhice, a convivência com outros grupos, por exemplo, pode trazer diferentes visões sobre os problemas dessa fase da vida.

Bem tenho que rever muito do meu comportamento e você já estanho caminho? Se você gosta de noticias sobre economia, investimentos dicas em geral seja bem vindo a nosso site o Manual do Idoso.

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros Data: 30 de janeiro de 2024 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para o mês de fevereiro, trazendo alívio e planejamento para milhões de beneficiários em todo o Brasil. Com as mudanças anunciadas e a regularidade no pagamento

“Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters”**

Pet sitters: A Nova Tendência: Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters “Aposentados Descobrem Uma Maneira Encantadora de Ganhar Dinheiro Extra Cuidando de Animais de Estimação”* **Introdução:** A aposentadoria muitas vezes abre portas para novas oportunidades e experiências. Uma tendência crescente e encantadora que está ganhando destaque é a escolha de idosos