3ª Idade no YouTube. Os idosos representam o grupo que mais recentemente cresceu entre os novos internautas, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): dos 10 milhões de novos internautas, 23% tinham mais de 60 anos. anos ou mais.
O percentual de idosos acessando a Internet em relação ao total de usuários de Internet foi de 24,7% e aumentou para 31,1% em um ano, uma variação de 25,9%.
Esse público cada vez mais experiente em tecnologia tem sido representado online por influenciadores que usam o espaço para mostrar os detalhes do envelhecimento.
Mas não só os produtores de conteúdo entre 15 e 20 anos vivem no YouTube: há canais criados por pessoas mais velhas e para pessoas mais velhas.
Confira a lista de YouTubers seniores que preparamos:
3GoldenSistersTV
3 amigas que trabalhavam juntas em um salão de beleza explodiram na internet em um vídeo comentando temas polêmicos sem muitos filtros e com muita honestidade. O sucesso foi tanto que diversificaram os formatos e até filmaram a temporada na TV.
Shirley Curry
Imagine uma senhora de mais de 80 anos jogando videogame… Agora clique no link acima porque este canal pertence a uma vovó que faz jogos! Ela gosta de jogos como Ark e Skyrim e tem mais de 200 mil inscritos em seu canal.
Great Depression Cooking
Clara é a estrela do canal: ela ensina receitas simples típicas do período de crise nos EUA chamado de Grande Depressão, enquanto relembra suas memórias de infância. Apesar de ele ter falecido, os vídeos ainda estão disponíveis, assim como o DVD e o livro de Clarino.
Over50andFantabulous
Este é o canal que mais se assemelha ao mais novo. Lynn reflete, prova comida, faz tutoriais de maquiagem e cabelo, faz compras e filma seus amigos – criando um verdadeiro retrato da mulher moderna e divertida.
Avós da razão
Há mais de 50 anos, três meninas se conheceram: Sônia, Gilda e Helena. Esses três amigos de longa data costumavam se encontrar em bares para conversar. Um belo dia perceberam que não havia nenhum canal na internet sobre a vida real de uma idosa. Com esse problema em mente, eles decidiram criar um canal no YouTube chamado “Avós da Razão”.
Gira Regina
Aos 75 anos, a atriz Regina Vogue, que tem mais de 50 anos de carreira e é referência no teatro infantil, resolveu encarar um novo desafio: um canal no YouTube. Os vídeos da “Gira Regina” abordam temas como solidão, sexo e vivências da infância de forma simples, afetiva e despretensiosa.
Sou 60
Em 2015, a jornalista Roberta Zampetti criou o canal “Sou 60”, o sucesso foi tão grande que o conteúdo foi parar na televisão. Atualmente, os canais “Rede Minas” e “TV Brasil” estão exibindo o conteúdo deste canal no YouTube.
O programa discute o envelhecimento de forma aberta, ousada, com seriedade e otimismo.
Além disso, “Sou 60” aborda temas como cidadania, sexualidade, saúde, mercado de trabalho, comportamento, tecnologia, roteiros de viagem e exemplos inspiradores. Também contém depoimentos e entrevistas com pessoas dessa faixa etária.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.