manualdoidoso.com.br

Você sabe como funciona o Leasing?

Você sabe como funciona o Leasing?

Você sabe como funciona o Leasing? Você já ouviu falar em leasing? Basicamente, é uma transação que funciona da mesma forma que uma locação, mas dá a opção de compra do imóvel ao final do contrato.
Também é muito popular entre os compradores de carros e está entre os serviços de financiamento, empréstimo, crédito e parcelamento disponíveis no Brasil.
A palavra leasing é derivada do inglês e, traduzida para o português, significa leasing. Quer entender mais sobre como funciona esse tipo de operação e quais tipos de mercadorias você pode obter dessa forma? Continue lendo!

Leasing é o mesmo que financiamento?

Ao contrário do que muitos pensam, o leasing não é uma forma de financiamento. É porque?
Um arrendamento tem características que o tornam muito parecido com um empréstimo bancário, mas funciona como um arrendamento, ou seja, quem fizer um bom contrato tem o direito de usá-lo.
A lei brasileira classifica um arrendamento como arrendamento.

O bem, seja um carro, carga, barco ou o mais recente smartphone, está em nome da empresa de leasing.
Qualquer pessoa que assine um contrato de arrendamento, mesmo que não seja o proprietário, tem o direito de usufruir do imóvel.

E é aqui que essa abordagem difere do financiamento.
Quando você financia algo, o bem está em seu nome. Por outro lado, as cláusulas de arrendamento preveem a possibilidade de o bem ser adquirido ou não ao final do prazo especificado no contrato.

Como funciona a leasing?

Para entender como funciona o leasing, precisamos conhecer a matemática envolvida nessa operação. Você é:
• Locatário: banco ou empresa de leasing.
• Empregador: cliente.
Ambos estão negociando a locação do imóvel, que será objeto do contrato. O senhorio é o inquilino e, por contrato, dará ao inquilino o direito de usar e possuir o imóvel.
Isso significa que, por mais que você dirija seu carro alugado, se você for parado em uma parada de trânsito, por exemplo, as autoridades policiais saberão que há autorização para usar e possuir o carro.
Ao voltar ao contrato, determina o prazo do “empréstimo” do imóvel e, ao final do mesmo, apresenta a possibilidade de compra pelo inquilino.

Geralmente, esse pagamento é feito a um valor residual, ou seja, o locatário faz um acréscimo ao valor anteriormente pago para garantir o imóvel.

Quais são os tipos de Leasing?

Existem quatro tipos de arrendamentos no mercado: financeiro, operacional, retroativo e imobiliário. Eles diferem em pontos como prazo de contrato, legalidade e possibilidade de uma boa compra. Entender:

1. Arrendamento financeiro
O prazo mínimo para este tipo de arrendamento é de dois a três anos. Ao final do contrato, o ativo pode ser adquirido por um preço acordado com o locatário – o que eles chamam de valor residual.
Nesse tipo de locação, cabe ao locatário, ou seja, quem mantém o imóvel por um período de tempo, realizar a manutenção. Se for um carro, uma inspeção programada – mesmo aleatória – deve ser feita por qualquer pessoa que possua o carro.

2. Arrendamento ativo
As locações ativas também têm prazo mínimo de 90 dias. O fim do seu contrato também prevê a compra do imóvel pelo inquilino, mas aqui vai uma diferença fundamental: ao invés do residual, você paga o valor de mercado do imóvel.
Outra diferença está no armazenamento. Se no arrendamento financeiro essa responsabilidade era apenas do locatário, aqui dependerá do acordo feito entre as partes, ou seja, do que estiver estabelecido no contrato.

3. Alugue de volta
Leasebacks são uma opção específica para empresas. Eles podem usar essa alternativa para aumentar os recursos financeiros e recomprar o imóvel.
Basicamente, funciona assim: uma empresa que precisa de dinheiro vende seu imóvel para um locador e assina um contrato de arrendamento de volta. A partir dele, o vendedor obtém o valor do imóvel e, no futuro, pode comprá-lo novamente.

4. Aluguel de casas
A locação de imóveis é algo em que o locador, a pedido do locatário, compra um terreno e constrói um imóvel sobre ele. A propriedade é então alugada ao inquilino e vem com uma opção de compra no final.

Como um leasing é diferente de um financiamento?

Se o imóvel não for de sua propriedade, mas de uma empresa, trata-se de um tipo de financiamento ou aluguel? Vale lembrar que uma execução só é considerada locação quando o proprietário cede o imóvel para pagamento. A diferença é sutil, mas ilustraremos essa definição com um exemplo.
Imagine que você está alugando um apartamento.

O imóvel pertence ao proprietário e você tem o prazo acordado no contrato de locação. A manutenção é sua responsabilidade e, ao final do contrato, termina a negociação e o relacionamento.
Por outro lado, uma locação serve o propósito de transferir essa propriedade.

O prédio é de propriedade do inquilino, o responsável pela manutenção vem com um contrato e, por fim, há a opção de compra do imóvel.
Se você duvida de como o conceito de leasing é utilizado na prática, lembre-se apenas do empréstimo, mas principalmente da compra. E é por isso que, de certa forma, o valor residual ou de mercado é pago pelo imóvel.

Um leasingpode ser considerado um empréstimo?

Leasing e empréstimo são métodos muito semelhantes, mas diferem em termos de tributação. Na primeira, o Fisco permite a dedução total dos pagamentos a serem retidos na apuração do Imposto de Renda (IR). Para empréstimos, a dedução é apenas para juros.
Assim, um arrendamento é semelhante a um empréstimo, mas a proposta é que você mantenha o imóvel ao final do contrato. Portanto, lembre-se que é um contrato vinculante, ou seja, cabe a você aceitar ou não os termos propostos.

Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros Data: 30 de janeiro de 2024 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para o mês de fevereiro, trazendo alívio e planejamento para milhões de beneficiários em todo o Brasil. Com as mudanças anunciadas e a regularidade no pagamento

“Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters”**

Pet sitters: A Nova Tendência: Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters “Aposentados Descobrem Uma Maneira Encantadora de Ganhar Dinheiro Extra Cuidando de Animais de Estimação”* **Introdução:** A aposentadoria muitas vezes abre portas para novas oportunidades e experiências. Uma tendência crescente e encantadora que está ganhando destaque é a escolha de idosos