manualdoidoso.com.br

7 dicas para se preparar para uma viagem internacional

7 dicas para se preparar para uma viagem internacional

7 dicas para se preparar para uma viagem internacional

 

Vai viajar pela primeira vez ao exterior? Então não se esqueça de providenciar os documentos necessários, orçar custos com passagem aérea, organizar as economias para o roteiro, planejar bem os pontos turísticos, escolher uma boa hospedagem e checar as regras de bagagem!

A primeira viagem internacional sempre deixa todo mundo nervoso e preocupado se vai dar tudo certo, se o inglês será suficiente para se comunicar, se os documentos estão corretos, entre outras coisas.

Pensando nisso, trouxemos um guia completo para você se preparar para sua primeira viagem internacional. Confira!

Providencie os documentos necessários

Um dos pontos mais importantes quando se está viajando para o exterior, é preparar todos os documentos com antecedência. O passaporte – documento obrigatório para quem quer fazer uma viagem internacional – precisa ter prazo de validade de três a seis meses depois do seu retorno ao Brasil.

Deixar para emitir ou solicitar um novo passaporte é uma péssima ideia, já que é necessário agendar um horário para fazer o documento e muitos postos da Polícia Federal possuem datas com mais de duas semanas de espera apenas para a entrevista. A emissão do documento leva, em média, 15 dias, por isso, não deixe nada para cima da hora.

Lugares como Estados Unidos, Canadá, Austrália, China e Japão são alguns dos exemplos de países que exigem visto para brasileiros e a burocracia pode ser bem grande. Por isso, você precisa iniciar o processo com bastante calma e antecedência.

Além disso, é preciso checar se o destino final exige comprovante internacional de vacinas. Alguns exigem, outros não. O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) pode ser solicitado pela internet, através do próprio site do Governo Federal.

Saiba qual é o seu orçamento

Uma dica importante é saber qual o seu orçamento para a viagem internacional, até porque você não quer passar por situações financeiras desconfortáveis no exterior, né? Por isso, você precisa organizar e definir quanto pode gastar durante o roteiro.

Calcule os gastos com hotel, alimentação, transporte, passeios e um valor extra para imprevistos. Assim você vai ficar muito mais seguro para viajar.

Faça um roteiro de viagem

Até quem já está acostumado a viajar dentro do País pode acabar se atrapalhando na primeira viagem internacional. Por isso, é importante que você faça um roteiro e pesquise bastante sobre o destino para onde está viajando.

Monte uma tabela com datas, informações, valores e os lugares que você pretende visitar. Assim, você organiza os passeios e pensa com calma nos lugares que quer conhecer.

Acerte sua hospedagem

Outro ponto importantíssimo em uma viagem (internacional ou nacional) é a hospedagem. Esse é um dos principais gastos e deve ser escolhido com bastante calma e preocupação, principalmente por se tratar de uma viagem internacional. É nesse lugar que você vai dormir, descansar, comer e passar algumas horas do seu dia.

Pesquise bastante, até porque ninguém merece passar perrengue fora de casa, quem dirá em outro lugar do mundo, não é mesmo? Compare benefícios e valores de cada local e peça indicações para pessoas que já foram para o mesmo destino que você.

Faça um seguro de viagem

Imprevistos e acidentes acontecem até mesmo quando nós tomamos todas as precauções e cuidados necessários. Por isso, é importante que você faça um seguro-viagem para a sua primeira viagem internacional.

Isso trará muito mais segurança para sua rotina e previne que você passe por muitas situações indesejáveis.

Crie um checklist para sua bagagem

O cuidado na hora de organizar a mala é fundamental em qualquer viagem. Faça uma listinha e anote tudo o que você precisa levar. Os principais documentos que você deve levar na sua mala de mão ou mochila (que não serão despachadas) são:

  • documento de identidade;
  • passaporte com visto (se o destino exigir);
  • e-ticket da passagem;
  • confirmação de hospedagem;
  • seguro-viagem;
  • certificado de vacinação (se for o caso);
  • dinheiro e cartões;

Economize tempo no aeroporto

Antes de viajar, faça o check-in online no site da companhia aérea para evitar fila dos guichês no aeroporto e poder despachar sua bagagem diretamente. No dia do embarque, antes de iniciar todo o processo, tenha em mãos o seu cartão de embarque eletrônico e passaporte.

Alguns aeroportos e companhias aéreas disponibilizam totens de autoatendimento para que você faça o check-in e pese as malas sem precisar pegar a fila. Buscar por esses recursos pode facilitar a sua vida, principalmente se você não estiver certo de que sua mala não ultrapassou o peso limite.

Leve também uma caneta. No aeroporto ou até mesmo dentro do avião, serão entregues formulários que você deve preencher para apresentar ao setor de imigração do país de destino.

Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros Data: 30 de janeiro de 2024 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para o mês de fevereiro, trazendo alívio e planejamento para milhões de beneficiários em todo o Brasil. Com as mudanças anunciadas e a regularidade no pagamento

“Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters”**

Pet sitters: A Nova Tendência: Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters “Aposentados Descobrem Uma Maneira Encantadora de Ganhar Dinheiro Extra Cuidando de Animais de Estimação”* **Introdução:** A aposentadoria muitas vezes abre portas para novas oportunidades e experiências. Uma tendência crescente e encantadora que está ganhando destaque é a escolha de idosos