manualdoidoso.com.br

Por que temos dores de cabeça?

Por que temos dores de cabeça?

Por que temos dores de cabeça?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cefaleia é um tema subestimado, pouco reconhecido e pouco tratado no mundo.

“As dores são muito interessantes porque sabemos muito pouco sobre elas. Trabalho nessa área há 30 anos e ainda aprendo algo novo a cada dia”, diz a Dra. Anne MacGregor, pesquisadora especializada nos efeitos hormonais da dores de cabeça.

Ele explica que a dor funciona como um sistema de alerta: avisa que estamos fazendo algo prejudicial ao nosso corpo e aguarda uma resposta para resolver o problema.

Nesse sentido, uma dor de cabeça não é diferente das outras. Pode ser mais ou menos aguda, pode diminuir com analgésicos ou nos obrigar a ficar em um quarto escuro, no caso de uma enxaqueca, mas o mecanismo é o mesmo.

Embora o cérebro seja o órgão que recebe os sinais de dor captados pelo corpo, ele não possui terminações nervosas que captam a dor. Como sentimos uma dor de cabeça então?

Por que sentimos dor?

O cérebro desempenha um papel central na percepção da dor – ele tecnicamente a sente.

O mecanismo indutor de dor do corpo funciona por meio de nociceptores, terminações nervosas receptoras de dor na pele, articulações e alguns órgãos internos.

A sua função é detectar alterações físicas, químicas ou térmicas que possam destruir os nossos tecidos, encontrando-se em várias concentrações no organismo.

Essas terminações, ao receberem estímulos, enviam impulsos pelo sistema nervoso até o cérebro.

O cérebro então analisa os dados que recebe e decide se deve comandar uma resposta ou ignorá-la. Ele também leva em conta outros fatores, como a experiência de aprendizagem. Se acreditar que o estímulo é um sinal de ameaça, o cérebro produzirá uma sensação de dor.

No entanto, o órgão em si não tem terminações nervosas.

A dor de cabeça que sentimos não está no cérebro, mas nas estruturas ao seu redor, explica Janet Bultitude, professora de psicologia cognitiva e experimental da Universidade de Bath, em um artigo para a revista científica The Conversation.

Exemplos dessas estruturas são as meninges, tecidos nervosos, vasos sanguíneos e músculos do pescoço.

A pressão ou alterações nessas estruturas ativam receptores de dor que enviam sinais ao cérebro.

Bultitude explica como esse sistema funciona com dois exemplos cotidianos.

A primeira é a dor de cabeça que algumas pessoas sentem quando tomam sorvete ou bebem algo muito gelado. Nesse caso, a dor é resultado do fluxo sanguíneo alterado nas veias que correm entre a nuca e o cérebro.

Outro exemplo é a dor de cabeça associada à ressaca, que geralmente é resultado da desidratação causada pelo consumo de álcool, que causa dor nos vasos sanguíneos da cabeça.

Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros Data: 30 de janeiro de 2024 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para o mês de fevereiro, trazendo alívio e planejamento para milhões de beneficiários em todo o Brasil. Com as mudanças anunciadas e a regularidade no pagamento

“Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters”**

Pet sitters: A Nova Tendência: Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters “Aposentados Descobrem Uma Maneira Encantadora de Ganhar Dinheiro Extra Cuidando de Animais de Estimação”* **Introdução:** A aposentadoria muitas vezes abre portas para novas oportunidades e experiências. Uma tendência crescente e encantadora que está ganhando destaque é a escolha de idosos