Como obter desconto na conta de luz com o Cadúnico. Ao se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico), o representante da família garante que eles sejam colocados na lista de espera dos programas de assistência social. Embora o Auxílio Brasil seja muito popular, outros benefícios podem ser alcançados com este aplicativo. Por exemplo, desconto de até 65% na conta de luz para os incluídos na Tarifa Social e acesso a transporte gratuito entre regiões para idosos.
Ao se cadastrar no CadÚnico, a família pode acessar os programas de assistência social disponíveis. Entre elas, a Tarifa Social, que permite descontos de até 65% para hospedagem, desde que atendam aos seguintes requisitos:
Famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único;
A preferência daqueles entre seus associados que tenham beneficiário de Benefício de Prestação Continuada (BPC);
Ter um limite de consumo de energia elétrica de 220 kWh por mês.
Não é necessário se cadastrar na Tarifa Social, seguindo as regras, as famílias são incluídas automaticamente e já contam com descontos permanentes:
PERCENTAGEM DA RECEITA MENSAL
Até 30 kWh 65%
De 31 kWh a 100 kWh 40%
De 101 KWh a 220 KWh 10%
Como obter Cadastro no Cadunico
O acesso ao CadÚnico é feito por meio de cadastro no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde o cidadão faz uma entrevista para informar a situação de que ele e sua família estão vivos. Por meio desse sistema, o governo municipal, regional e federal poderá identificar pessoas que vivem em situação de perigo social e precisam de ajuda.
Para se cadastrar, a família deve ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, o que significa neste ano R$ 606. Devem apresentar documento de identificação pessoal e documentos de renda durante a entrevista no CRAS, o que permitirá o preenchimento completo da ficha de inscrição..
Se você gosta de ler sobre investimentos, economias ou benefícios, seja bem-vindo ao Manual do Idoso.