O tesouro Selic é uma das principais modalidades de investimentos que estão atreladas a renda fixa. É uma das modalidades mais seguras de investimento, e também possui uma alta liquidez, por isso é utilizada frequentemente como reserva de emergência. Calma, calma. explicaremos todos esses termos técnicos ao longo deste artigo.
O que é Tesouro Selic?
Afinal, o que é Tesouro Selic? Ele é uma modalidade de investimentos no qual são emitidos títulos públicos pelo governo. Ele é atrelado a taxa Selic, por isso vem o nome, Tesouro Selic. o nome técnico do investimento é Letra Financeira do Tesouro (LFT)
Como falamos antes, ele é um rendimento seguro, de alta liquidez e está atrelado a taxa Selic, vamos explicar esses termos.
- Seguro: É um investimento considerado seguro por dois motivos. O primeiro é porque é um item de renda fixa, ou seja, a bolsa de valores pode cair que ele não será impactado. O segundo motivo, por ser um título emitido pelo governo, a chance de calote é quase zero. Diferentemente de títulos emitidos por empresas, que podem quebrar, e você não receber os pagamentos.
- Alta Liquidez: Você pode retirar o investimento quando quiser. Existem modalidades de investimentos que você pode demorar meses os até anos para que você tenha acesso ao dinheiro.
- Taxa Selic: É a taxa básica de juros da economia brasileira. A cada 45 dias é realizada uma reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que define se a taxa vai aumentar ou diminuir. Em tempos de inflação alta como agora, a taxa Selic tende a aumentar. Em junho de 2022 a mesma 12,75% ao ano.
Lembrando que quem aplica no tesouro Selic, tem que pagar o imposto de renda, assim como a maior parte dos investimentos de renda fixa. Com certeza o mesmo é muito mais vantajoso do que a poupança. Você pode investir no Tesouro Selic através do seu próprio banco ou em algum corretora.
Vale a pena investir em banco ou corretora? Veja aqui