Idosos e aposentados estão isentos do IPTU e do IPVA 2023?
Em alguns municípios brasileiros fica garantida a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para aposentados e idosos. No caso do IPVA 2023 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) a garantia de não pagamento para esse mesmo grupo também pode acontecer, mas vai depender da organização da Secretaria da Fazenda.
O pagamento do IPTU é obrigatório para todos aqueles que têm uma propriedade em território urbano, incluindo casas, comércios, salas comerciais, prédios e terrenos. Enquanto isso, o IPVA 2023 deve ser pago por proprietários de veículos automotores de diferentes categorias, como carros, motos, ônibus, vans, caminhões e etc. Sendo que cada um desses impostos pertence a um âmbito.
Enquanto o recolhimento do IPTU vai para os cofres das prefeituras, o que for somado com o IPVA é destinado 50% aos estados e 50% para municípios de emplacamento dos veículos. A quantia é usada para diferentes finalidades, sempre pensando no bem público, como no investimento de segurança, educação, saneamento básico, iluminação e etc.
Quando deixa de pagar o IPTU, o imóvel fica proibido de ter construções ou ser vendido. Enquanto o veículo não pode transitar pelas vias brasileiras até que o IPVA 2023 seja pago. Por isso, quem é contribuinte tem a obrigação de fazer o pagamento, mas quem tem direito a isenção deve protocolar o pedido para dispensar a cobrança.
Isenção do IPTU para aposentados e idosos
A isenção do IPTU fica garantida para aposentados e idosos desde que eles cumpram outras regras. Essa determinação varia de acordo com as regras dos municípios, por isso a orientação é sempre procurar a prefeitura municipal para entender quais são as regras neste caso.
As exigências variam a depender da lei municipal, mas em sua maioria fazem solicitações como:
Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia;
Não possuir outro imóvel no município ou em qualquer outro município do país;
Utilizar efetivamente o imóvel como sua residência;
Rendimento mensal (benefício, investimentos, rendas em geral) que não ultrapasse 3 salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção total;
Rendimento mensal entre 3 e 5 salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção parcial;
O imóvel deve fazer parte do patrimônio do solicitante.
Também é comum estipular um valor máximo para o imóvel que pode contar com isenção. O pedido deve ser apresentado na prefeitura municipal ainda neste ano para garantir o benefício em 2023. Para isso é preciso apresentar documentos que comprovem o direito.
Isenção do IPVA 2023 para aposentados e idosos
A isenção do IPVA 2023 costuma acontecer para pessoas que apresentarem documentalmente que possuem doenças específicas. Uma lista com essas doenças é liberada pela Secretaria da Fazenda, e costuma incluir paraplegia, ostomia, paralisia cerebral e membros com deformidade congênita ou adquirida.
A regra que beneficia aposentados e idosos não é unânime, por isso é preciso conferir no estado se existe esse benefício. Em seguida, apresentar uma documentação que comprove que segue todas as regras.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.