Horário de verão. Você sabe o que é e por que existia?
Embora não haja consenso sobre quando foi iniciado, muitos acreditam que o horário de verão, que atualmente é usado todos os anos no Brasil, foi originalmente proposto em 1784 nos Estados Unidos pelo conhecido Benjamin Franklin, que já havia notado há algum tempo que durante vários meses do ano o sol nascia muito antes do horário habitual das pessoas nascerem, e foi então que ele sugeriu um maior aproveitamento da luz natural, a fim de economizar as velas que eram comuns na época, e deveriam apenas avançar. relógios em uma hora durante esses meses do ano, mas sua proposta foi inicialmente rejeitada pelos governantes.
Depois de muito tempo, a proposta de Benjamim começou a ser utilizada em muitos países europeus, e entre 1931 e 1932, o Brasil decidiu adotar o horário de verão no país através de Getúlio Vargas. Foi um grande marco na história do Brasil, em que a princípio o período do ano para adoção do horário de verão ainda era transitório e a cada novo verão sua duração mudava, até que após 1985 foi instituído e utilizado até os dias atuais durante 120 dias por ano no Brasil.
O Brasil decidiu implementar o horário de verão ao perceber que a teoria proposta por Benjamin Franklin era plenamente justificada, de que durante as épocas do ano em que o sol nasce mais cedo do que o normal, a população poderia usar mais luz natural e, conseqüentemente, economizar eletricidade. traz economia de energia elétrica. Essa economia de energia elétrica só seria possível se os relógios fossem adiantados uma hora nesta época do ano.
Hora do rush
O horário de pico entre as 18h00 e as 20h00 é o período em que a população em geral mais consome eletricidade, o horário é deslocado em uma hora, o que significa que, nesse período, o uso da luz natural garantiria a necessidade de eletricidade.
Horário de verão nos Estados Unidos
O horário de verão é utilizado nos estados do centro-sul do Brasil, pouquíssima economia foi identificada nos estados do norte e nordeste, pois quanto mais próximo da linha do equador o uso é limitado, considerando a menor intensidade de luz natural no trajeto. dia no verão. Atualmente é aceito no RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS e DF.
Ao adotar o horário de verão, embora não em todos os estados, o Brasil adotou um sistema eficaz de economia de energia que contribui e contribui muito para o país como um todo.
Efeitos do horário de verão
Para muitas pessoas, o horário de verão é ótimo e eles o avaliam positivamente. Argumentos favoráveis incluem:
Horário mais útil ao final do dia para a prática de atividades físicas ou atividades ao ar livre à luz do dia;
O dia passa mais rápido (subjetivo e enganoso);
Levanta-se mais cedo e para quem gosta tem prato cheio;
Entre outros.
No entanto, uma parte significativa classifica a adoção do horário de verão como inadequada, e motivos não faltam para não gostar da mudança. Alguns argumentos são:
Desregular o corpo com, por exemplo, diferentes horários de alimentação;
Você vai para a cama uma hora mais cedo e o organismo precisa de tempo para descobrir isso, o que significa que pelo menos inicialmente você dorme menos e mal;
Você tem que se levantar na melhor parte do seu sono e isso obviamente não é bom;
A jornada de trabalho termina muito cedo, o que é péssimo terminar a jornada de trabalho com o sol ainda alto;
O calor implacável do verão torna-se mais aparente quanto mais tempo você fica exposto a ele;
Entre outros.
O horário de verão é internacional?
Sim, aliás, como diz o post, foi criado fora do país e só muito tempo depois adotado aqui. É uma medida desenvolvida com o principal objetivo de poupar energia, e este fator não se aplica apenas ao nosso país, mas a muitos outros.
De forma mais simples, é adotada principalmente por países que demandam grande quantidade de energia, como países desenvolvidos e em desenvolvimento (neste caso, o Brasil é um deles).
Quais outros países adotaram essa medida?
Muitos países atualmente usam o horário de verão, especificamente (de acordo com o site da Wikipedia) 158 não o adotam, 82 o observam parcialmente, 73 países o observam em algum momento do ano e os que o fazem, observam apenas parcialmente o horário de verão em 9 de seus territórios.
Como uma lista, ficaria assim (de acordo com a Wikipedia):
Marrocos
Namíbia
Cuba
Haiti
Bahamas
Paraguai
Chile
Brasil (uma parte)
Canadá (maioria)
Estados Unidos (maioria)
México (maioria)
União Europeia (conjunto de países)
Europa Oriental
Vai
Síria
Jordânia
Líbano
Israel
Palestina
Nova Zelândia
Austrália (uma parte)
Fiji
samoa
Tonga
Qual é o intervalo de horário de verão no Brasil?
No Brasil, o horário de verão é distribuído no seguinte intervalo: começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Porém, quando coincide com o carnaval, é prorrogado por uma semana.
Começa no domingo por razões biológicas, que os especialistas dizem que seria o dia ideal para as pessoas se acostumarem com o novo horário com antecedência. Em seguida, diariamente até o final do ciclo DST.
ATUALIZAÇÃO: A partir de 2019, o horário de verão não é mais adotado no Brasil. (ver final do artigo)
Os fusos horários brasileiros estão interferindo em alguma coisa?
Na verdade. Eles continuam com a mesma configuração, apenas tomam uma providência programática: adiantar o relógio local em 1 hora no início, e também adiantar em 1 hora ao terminar.
Se você pretende viajar para uma cidade brasileira que tenha um fuso horário diferente do seu, você deve se atentar à diferença de horário entre sua cidade e o destino com uma hora de antecedência, assim você terá o domínio horário correto que será utilizado na região , evitando transtornos.
Que economia traz o horário de verão?
Conforme explicado anteriormente neste post, esse cronograma serve para reduzir a demanda de energia em uma época específica do ano.
Traz uma economia que gira em torno de 1% a 5% no Brasil. Uau, esse número é tão pequeno! Nada como falar de um país que vai se traduzir em muita economia para o governo, algo estimado em 50 milhões de reais em gastos públicos com energia.
Existe alguma outra vantagem?
Na verdade sim. Porque quando falamos em mudança do tempo, não só mudam os comportamentos de consumo de energia, mas também muitos outros que se refletem noutros aspetos do quotidiano pessoal.
Entre elas, estão: reduzir o número de acidentes em horários de trânsito mais intenso e reduzir a criminalidade e os roubos praticados diariamente no país.
Além disso, muitos afirmam que, graças à sua adoção, agora têm mais tempo livre, podem aproveitar os finais de tarde, por mais tempo, com a família ou amigos.
Outro fator que permite a utilização desse cronograma é a captação de água em maior quantidade nas hidrelétricas no verão, que pode ser utilizada nos meses secos do inverno.
E nos estados brasileiros onde a medida não é tomada, ela tem algum impacto?
Sim, apenas parcialmente. Uma das formas de esses estados sentirem a chegada do horário de verão é por meio da televisão (em parte) e do uso das agências bancárias.
Há uma adaptação para o horário de Brasília tanto nos serviços de radiodifusão quanto nos serviços bancários. A necessidade de adiantar o relógio até uma hora.
No caso da TV, algumas emissoras locais tendem a não se adequar a essa medida, respeitando o horário estipulado em seus estados e transmitindo sua programação normalmente.
Fim do horário de verão no Brasil
No início de 2019, o então presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, determinou o fim do horário de verão brasileiro a partir daquele ano.
Resta então uma história de uma época que durou tantos anos no Brasil, amada por muitos e odiada por outros.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.