Como registrar queixa contra falsas promoções na Black Friday.
No dia 25 de novembro, acontece em todo o país a Black Friday, quando os lojistas lançam uma série de descontos em seus produtos. A ideia é que nesse dia as duas empresas se beneficiem com o aumento das vendas e os consumidores possam pagar menos pelos produtos mais desejados. Portanto, é importante estar sempre atento às promoções falsas que estão sendo oferecidas.
A temporada de vendas da Black Friday promete ser a melhor em 2022, já que a data foi incluída no calendário do varejo em 2010. neste setor durante o período de vendas.
Embora a loja esteja bastante animada com a expectativa de boas vendas neste período, que envolve a Copa do Mundo e o Natal, alguns cuidados com o consumidor são importantes. Isso é para evitar cair em falsas promoções e armadilhas que podem fazer com que o cidadão perca mais dinheiro do que realmente economiza.
É a semana da data oficial da Black Friday, o ideal é quem pretende passar nesse período já começando a se programar. Assim, eles poderão fazer uma boa pesquisa de preços e encontrar os melhores descontos nos produtos que desejam comprar.
Economize na Black Friday
Embora a intenção da Black Friday seja dar um desconto melhor para alguns produtos, isso não significa necessariamente que o consumidor vai economizar. É fundamental ter cuidado antes de comprar qualquer produto para não prejudicar sua vida financeira e transformá-la em uma bola de neve.
Dicas simples que podem fazer a diferença
Pesquise os preços e observe o aumento ocorrido pouco antes da data;
Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;
Esteja ciente das diferenças de preços entre uma empresa;
Tenha cuidado com os custos de envio, pois eles podem ser mais caros que o próprio produto;
Fique atento às opções de parcelamento;
Desconfie de links de compras que chegam por e-mail ou redes sociais;
Para verificar a exatidão do endereço, é importante verificar sempre a URL do site onde pretende efetuar a compra, bem como sua origem;
Pesquise o estabelecimento online para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamações de clientes;
Se você está planejando compras financeiramente;
Na garantia estendida, verifique se a cobertura está completa ou se é necessário um comparticipação para substituir o produto.
Denunciar promoções falsas
A prática popularmente conhecida como “fraude negra”, na qual varejistas falsificam promoções para atrair clientes, está sendo cada vez mais observada pelos próprios consumidores. Inflar o valor de um produto dias antes da Black Friday para dar um desconto que aparenta ser um desconto falso é o método mais utilizado.
Vale ressaltar que as compras durante a Black Friday são protegidas pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), portanto qualquer ato que viole esse código pode ser denunciado pelos seguintes canais:
Telefone do Procon Estadual;
Canais online do Procon, por exemplo: sites, aplicativos ou redes sociais;
Diretamente na unidade pessoal do Procon.
Recomenda-se a apresentação de provas como impressões, fotografias, trechos ou vídeos para fundamentar a reclamação.
Esta página está disponível no endereço https://www.consumidor.gov.br/ e auxilia o internauta a solucionar problemas que possam surgir na hora de realizar compras em lojas físicas e online. Por meio do canal, as empresas podem entrar em contato com os clientes e resolver eventuais problemas.
É um serviço público e gratuito que permite a comunicação direta entre compradores e empresas. O objetivo é criar uma solução alternativa para os conflitos de consumo – muito presentes na Black Friday. Para isso, o site conta com o apoio de diversas empresas que se comprometeram a receber, analisar e responder às reclamações de seus clientes em até 10 dias.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.