Empreendedorismo na 3ª idade. Muitas coisas mudaram na mentalidade do brasileiro neste pós-pandemia, e não falo apenas dos novos costumes de higiene pessoal, passar álcool gel sempre que se tem oportunidade e em ambientes fechados preferencialmente usar uma mascara.
Com a pandemia devido à crise que foi enfrentada de emprego, pois foram muitos os brasileiros que enfrentaram o desemprego da forma que conseguiram durante a pandemia. Muitos viram no empreendedorismo a única esperança de adquirir uma renda e com isso tivemos um boom na prestação de serviços e de entrega de comida, locais que não serviam refeição no local, mais muitos que se aventuraram em suas cozinhas preparando algo que aguçasse a vontade de possíveis clientes.
E os aposentados não ficaram para trás. De acordo com o SEBRAE uma pesquisa feita encomendada pelo IBGE em 2021 cerca de 7,3% de todos os empreendedores brasileiros possuem mais de 65 anos ou seja aproximadamente 1,8 milhão de aposentados investiram em algo próprio.
Um grande diferencial do aposentados que investe em seu próprio negocio é quem na grande maioria dos casos mesmo o aposentado que não tinha como um plano prévio esse investimento o idoso antes de inciar em suma sempre dedica um tempo para identificar qual é sua melhor escolha de negocio e efetua sempre uma preparação.
E são diversos os motivos pelos quais a terceira idade esta cada vez mais se aventurando no empreendedorismo.
Dentre os empreendedores já aposentados uma parcela abre seu próprio negocio com o intuito de aumentar seus ganhos mensais, aproveitam de seu tempo livre para se preparar o começar a investida.
Outro caso são os idosos que após se aposentarem abriram um pequeno negocio com base em sua antiga função ou seja quem trabalhava para escritório de administração, agora tem seu próprio negocio de prestação de serviços administrativos e quem trabalhava com alimentação abriu um pequeno restaurante ou lanchonete. Esses aproveitam de sua experiência de vida para se manter no ramo que trabalhou toda sua vida, porem agora ele é seu próprio chefe.
E temo o aposentado que por muito tempo se preparou para abrir seu próprio negocio na aposentadoria, aproveitou seu tempo de folga estudou qual o negocio desejava investir e já criava planos de negocio e montava um fundo para esse sonho.
Agora você idoso empolgado lendo essa matéria se pergunta por que eu não?
Como iniciar seu negocio.
1- Não comece do nada.
Sabemos que o principal que é experiência o aposentado já possui, porem vai se imprescindível que consulte, pesquise e estude sobre seu negocio, O SEBRAE presta grande suporte aos empreendedores, ter o conselho de especialistas será de grande ajuda. Conte ao especialistas qual sua ideia e esteja aberto a opiniões e criticas.
2- Capacite-se
Você buscou opiniões, já sabe qual será seu negocio agora é muito importante se especializar.
Busque informações sobre seu investimento, faça cursos, feiras e exposições. Conheça pessoas que já estão na área.
3- Se dedique.
Iniciar um negocio nunca é uma tarefa fácil e serão vários os desafios a se enfrentar e isso exigirá de você muita dedicação. Tentar se prevenir de possíveis questões que possam surgir é uma ótima escolha.
Tenha atenção as finanças de seu negocio e sempre busque por inovações e formas de melhorar o desempenho de seu negocio, invista em tecnologias que podem facilitar no dia-a-dia e busque formas de chamar a atenção com estratégias diferentes de marketing.
Tenha atenção a sustentabilidade, hoje é um assunto que faz com que você ganhe certo destaque e pode ser usado como um diferencial.
Esteja pronto para entrar no mundo das mídias sociais e ponha seu negocio no mundo, crie campanhas, faça vídeos e ganhe destaque e invista em formas de atrair mais atenção a sua empresa.
Se você já esta no mundo dos negócios ou agora esta inspirado para iniciar o seu. Lhe desejo boa sorte e se quer mais informações que podem ajuda-lo entre em nosso site o Manual do Idoso que temos diversas matérias que vão lhe auxiliar e ótimas sugestões de formas de investir seu capital.