Cuidados que devemos ter ao alugar uma casa para viajar.
Quer alugar uma casa para as suas próximas férias? Você está preocupado em se machucar ao contratar um serviço de hospedagem? Não sabe como garantir a sua segurança? Então este artigo é apenas para você!
Quer viajar e ainda não sabe onde ficar? Então a hospedagem é realmente um fator muito importante e pode até ser decisivo para o sucesso de qualquer viagem, por isso ela deve ser muito bem planejada.
Embora hoje em dia seja cada vez mais comum recorrer a plataformas como Airbnb e Vrbo na procura de um bom alojamento, por outro lado, há que ter cuidado para não acabar por estragar a sua viagem de férias de sonho.
Planeje sua viagem com antecedência
Para aproveitar as possíveis promoções e ofertas, a primeira dica é tentar planejar sua viagem com bastante antecedência (pelo menos seis meses) para ter mais chances de encontrar a hospedagem perfeita para sua viagem. A dica é preferir uma hospedagem com localização estratégica, ou seja, não só perto dos pontos turísticos que deseja visitar, mas também se for segura, o que não oferece riscos desnecessários. Planejar com antecedência também permite analisar os prós e contras e tirar dúvidas com o proprietário.
Use e abuse dos filtros
Ao pesquisar por hospedagem em plataformas como Vrbo e Airbnb, você pode utilizar diversos filtros que permitem encontrar um imóvel dentro de determinadas categorias que você configurar. Por exemplo, é possível pesquisar apenas casas onde são permitidos animais de estimação ou que tenham piscina, isto significa que é possível selecionar os imóveis de acordo com o que considera mais relevante, seja localização, preço, gama, comodidades , instalações, tipo de propriedade (casas, cabanas privadas, chalés e bangalôs), capacidade de hóspedes, etc.
Veja as fotos do imóvel
É preciso ficar atento às fotos exibidas no perfil do imóvel, com a parte externa e interna do imóvel. Tente analisar essas imagens detalhadamente para ver se a aparência do local condiz com o que você procura. Verifique a luminosidade do ambiente do imóvel, o tamanho dos quartos e camas, a estrutura da cozinha, se tem fogão, se o gás é encanado ou de botijão de cozinha (importante saber com antecedência) e a decoração dos o lugar. Dê preferência aos imóveis que oferecem mais fotos e detalhes mostrando cada cantinho do local.
Verifique a política de cancelamento e reembolso
Embora não pareça, a pandemia do coronavírus ainda não acabou, dito isso, muitos lugares ainda possuem certas políticas diferenciadas que precisam ser vistas com antecedência. De facto, é fundamental seguir as políticas das plataformas mesmo que necessite de cancelar ou remarcar a sua viagem por motivos imprevistos.
Faça todos os passos pela plataforma
Todas as etapas e procedimentos para alugar um imóvel para viagem devem ser feitos na plataforma, desde as reservas até o pagamento das diárias. Isso significa que toda comunicação, reservas e pagamentos entre proprietários e passageiros devem ser feitos por meio do site e aplicativo da empresa para fins de documentação, garantindo transparência, segurança e até agilidade na hora de fazer as reservas.
Pesquise o bairro e a localização do imóvel
Não basta se ater apenas ao local em si, que às vezes pode oferecer uma bela vista e decoração, até ótima infraestrutura, estando em uma região de alta periculosidade. A dica, portanto, é pesquisar muito bem o entorno do imóvel para que você conheça todas as condições e serviços que terá na região durante a sua estadia. Pesquise se a região tem um bom nível de segurança e se as ruas são bem iluminadas à noite e, por fim, verifique se o local oferece acesso a transporte público, como ônibus e metrô ou pontos de táxi.
Leia comentários de outros hóspedes
Embora possa parecer muito óbvio, acredite, muita gente não lê os comentários de quem já se hospedou no imóvel que deseja alugar. Sem dúvidas, essa é uma das melhores formas de saber se vale a pena alugar um imóvel. Plataformas como Airbnb e Vrbo exibem comentários e avaliações de quem já se hospedou no perfil de cada estabelecimento, analisando itens como limpeza, localização, precisão do anúncio e velocidade de resposta do anfitrião. A dica é, claro, escolher imóveis que tenham uma avaliação mais positiva.
Fique atento às regras
Certifique-se de verificar as regras do imóvel que deseja alugar. Por exemplo, vale a pena saber qual é o horário de check-in nas instalações, se são permitidos animais de estimação, festas, se é proibido fumar no local.
Cuide da higiene e segurança
A plataforma Airbnb garante que adota o Protocolo Avançado de Higiene, que contém especificações sobre como desinfetar todos os quartos das casas disponíveis para alugar na plataforma, portanto verifique com o proprietário do imóvel se essas regras são seguidas.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.