Como saber se meu cartão foi clonado?
Ser vítima de fraude financeira é muito preocupante. É uma dor de cabeça que 21% dos brasileiros já enfrentaram.
Mas o que fazer nesses casos? Terei que pagar as compras em meu nome? Quem devo contatar?
Essas perguntas são bastante comuns. E o melhor a fazer é entender o que significa ter um cartão clonado e como não ficar perdido nesses casos.
Meu cartão foi clonado: o que isso significa?
Um cartão é clonado quando todos os dados – nome do titular do cartão, número do cartão de crédito, data de validade e código de segurança – são roubados para que possam ser usados por outra pessoa.
O termo popularizou-se quando os cartões continham uma tarja magnética com todas as informações. Na época, os dados eram coletados indevidamente ao fazer uma compra em uma máquina ou sacar em caixas eletrônicos falsificados.
Atualmente, os chips nos cartões dificultam o crime, mas não o impedem. A cópia de dados é feita de outras maneiras. Na maioria das vezes, são links falsos para lojas ou fotos do cartão nas redes sociais. É por isso que é importante proteger suas informações.
Como saber se meu cartão foi clonado?
A maneira mais fácil de saber se um cartão foi clonado é encontrar compras desconhecidas na fatura ou receber alertas sobre compras que você não fez, além de reconhecer saques em datas e horários improváveis.
Portanto, é recomendável ativar as notificações do aplicativo bancário e as mensagens SMS. Desta forma, você será informado sobre todas as transações feitas ao mesmo tempo.
Também é importante consultar sua fatura com frequência e analisar suas compras registradas, mesmo com as notificações ativadas. Faça isso diariamente ou pelo menos uma vez a cada dois dias.
O que fazer se meu cartão foi clonado?
Se você suspeitar que seu cartão foi clonado, o primeiro passo é bloqueá-lo ou cancelá-lo imediatamente junto à operadora. Isso impossibilita novas compras.
Além disso, faça um boletim de ocorrência em uma delegacia física ou virtual, pois qualquer tentativa de compra com o cartão de lá não será mais de sua responsabilidade.
Além disso, verifique sua fatura ou extrato bancário com atenção para compras que você não fez. Anote datas, horários, valores e estabelecimentos.
Entre em contato com o banco e denuncie compras não autorizadas feitas com cédulas. Assim, será possível cancelar as taxas e solicitar um novo cartão.
Caso a fatura já tenha sido paga, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é necessário cancelar o valor. Um registro policial será de grande ajuda para iniciar o processo de reembolso.
Como posso evitar que meu cartão seja clonado?
O maior risco de clonagem de cartão é ao fazer compras online. Para evitar isso, use um cartão virtual que é uma cópia do seu cartão físico, mas com número e validade diferentes.
Gere um cartão virtual ao fazer uma compra no aplicativo do banco. Após a conclusão da transação, o número gerado expira e não pode ser reutilizado. Essa é a forma mais segura de fazer compras online, pois seus dados estarão protegidos caso haja alguma tentativa de fraude.
Além do cartão virtual, confira outras dicas de segurança para o dia a dia:
Cuidado com links recebidos por e-mail e sites de lojas desconhecidas. Eles geralmente vêm com promoções chamativas que levam a sites que coletam dados das vítimas;
Certifique-se de que os aplicativos são seguros. Alguns são criados com o único propósito de clonar as informações do usuário;
Nunca compartilhe senhas, dados ou fotos do seu cartão em redes sociais e aplicativos de mensagens. Mesmo que seja para alguém em quem você confia, os criminosos ainda podem acessar seus dados;
Rastreie seu cartão ao fazer compras pessoais. Não permita que ela seja transferida para outro lugar e certifique-se de que a senha não esteja visível na máquina.
Portanto, para realizar compras sem o risco de clonar seu cartão, você deve ter muito cuidado e seguir as recomendações de segurança. Além disso, prefira usar cartões virtuais que garantem a preservação do seus dados.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.