Chuva de meteoros do cometa Halley ilumina céu pelo mundo; veja fotos – 07/05/2022


A Eta Aquáridas, uma das mais aguardadas chuvas de meteoros do ano, atingiu seu pico ontem de madrugada. O fenômeno iluminou céus pelo mundo, principalmente do Hemisfério Sul, com centenas de “estrelas cadentes”.

O que faz dessa chuva especial é a sua composição. Os fenômenos luminosos são gerados por pedacinhos da cauda do famoso cometa Halley —que nos visitou pela última vez há 35 anos, em 1986, e só voltará em 2061—, que entram em nossa atmosfera.

Belos registros foram feitos pelo mundo, inclusive do Brasil. Confira alguns deles a seguir:

Eta Aquáridas: confira fotos da chuva de meteoros do cometa Halley

Ainda dá tempo de observar nos próximos dias

A boa notícia é que a chuva de meteoros continuará ativa nos próximos dias. Para observá-la não é necessário telescópios ou outros equipamentos especiais. Basta olhar para o céu sem nuvens.

Confira a seguir dicas para aumentar as chances de você curtir o fenômeno:

  • Procure um lugar com pouca luz, como uma varanda ou quintal. Quanto menos poluição luminosa, mais chances de observar mais meteoros.
  • Fique confortável. Sente em uma cadeira (de preferência uma reclinável ou de praia), proteja-se do frio e evite usar o celular (para não se distrair ou ter a visão ofuscada pela claridade da tela).
  • Tenha paciência. Nossos olhos demoram cerca de 20 minutos para se acostumar com a baixa luminosidade e a diferenciar o brilho dos diferentes corpos celestes (estrelas, planetas, meteoros).
  • Olhe para o leste (onde o Sol nasce) a partir das 2h, quando estará nascendo a constelação de Aquário. Ela estará abaixo do planeta Saturno. Um software de observação dos céus (como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView) pode te ajudar a encontrar a constelação.
  • Este é o radiante da Eta Aquáridas (por isso o nome); ou seja, os meteoros vão aparentar convergir na constelação. Mas não fixe a visão nela, eles podem surgir de qualquer ponto ao redor.
  • Observe atentamente e espere pelos meteoros. O melhor momento de observação é partir das 4h, quando o radiante estiver mais alta no céu. Os meteoros poderão ser vistos até o amanhecer.
  • Faça um pedido a cada “estrela cadente” vista, como manda a tradição.

A Eta Aquáridas continua ativa até o final do mês, com cada vez menos meteoros. Até hoje (7) ela ainda estará bem intensa.

Com uma câmera em modo de longa exposição, é possível fazer belas imagens dos rastros dos meteoros, como os registrados em Santa Catarina ao longo da semana que passou.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar