Nível do mar na Nova Zelândia sobe mais rápido que o previsto – 02/05/2022


Wellington, 2 Mai 2022 (AFP) – O nível do mar sobe duas vezes mais rápido que o previsto inicialmente em algumas regiões da Nova Zelândia, o que coloca em risco suas duas maiores cidades, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira.

Informações coletadas no litoral do país determinaram que algumas áreas estão afundando de três a quatro milímetros por ano, acelerando uma ameaça há muito esperada.

As projeções, qualificadas por um especialista como “um pouco assustadoras”, são o resultado de um amplo programa de pesquisas de cinco anos com financiamento do governo denominado NZ SeaRise, que combina o trabalho de dezenas de cientistas locais e internacionais.

Tim Naish, codiretor do NZ SeaRise, destacou que o nível do mar deve subir meio metro até 2100, mas em grande parte da Nova Zelândia pode se aproximar de um metro porque, ao mesmo tempo, a terra está afundando, o que ameaça a capital Wellington e Auckland, a maior cidade do país.

dgi/arb/oho/mas/zm/fp



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar