A agência espacial chinesa anunciou um novo plano de defesa contra eventuais asteroides que representem um perigo à Terra. A ideia é enviar um veículo para colidir com o corpo, mudando sua órbita.
O anúncio foi feito por Wu Yanhua, diretor geral da Administração Espacial Nacional da China, no último domingo (24), quando foi celebrado o Dia do Espaço na China.
As autoridades chinesas ainda não determinaram qual asteroide será impactado, mas a primeira missão deve acontecer em menos de quatro anos. Ela funcionará como um teste prático da iniciativa, que poderá ser integrada a um novo plano global de defesa planetária.
Segundo o Global Times, veículo de notícias controlado pelo Estado chinês, este novo plano deve incluir também o monitoramento de asteroides próximos à Terra, um novo sistema de alerta, software para simular possíveis impactos e treinamentos para lidar com essa situação.
O tema tem sido uma preocupação constante do governo chinês. O país recebeu uma conferência sobre defesa planetária em outubro e um documento oficial propondo a iniciativa foi publicado em janeiro.
A Nasa, agência espacial dos EUA, deve realizar seu próprio teste para “desviar” asteroides ainda este ano. O projeto DART (Teste de Redirecionamento de Asteróide Binário, em inglês) deve impactar o asteroide Dimorphos em 26 de setembro.
Para isso, a Nasa utilizará o foguete SpaceX Falcon 9, cujo lançamento ocorreu em 23 de novembro. Caso a missão seja bem-sucedida, espera-se que ela gere dados úteis para casos similares no futuro em que houver perigo real para a humanidade.