O Twitter anunciou ontem (22) que não aceitará anúncios negacionistas sobre mudanças climáticas, ecoando uma política já em vigor no Google.
A mudança se restringe aos anúncios, uma vez que não houve menção sobre os efeitos na publicação de usuários da rede social.
“Os anúncios não devem prejudicar conversas importantes sobre a crise climática”, afirmou a empresa em comunicado.
Twitter e Facebook têm sido alvos de grupos que buscam promover anúncios enganosos sobre as mudanças climáticas.
O anúncio da empresa coincidiu com o Dia da Terra e foi divulgado horas antes de a União Europeia ratificar um acordo exigindo que as grandes empresas de tecnologia vasculhem seus sites em busca de discurso de ódio e desinformação.
O Twitter disse que fornecerá mais informações nos próximos meses sobre como planeja fornecer “contexto confiável para as conversas climáticas” de seus usuários, inclusive do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
Os relatórios do painel científico apoiado pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas são a base de negociações internacionais para conter o aquecimento global.