O Cabo Canaveral, um dos centros mais importantes para exploração espacial nos EUA, pode ganhar um reforço bem diferente na segurança. A Força Aérea americana revelou que realizou testes em 27 de julho para adicionar “cachorros-robôs” no patrulhamento e em operações de emergência.
Os cachorros-robôs, na verdade, são chamados oficialmente de Veículos Terrestres Quadrúpedes Não Tripulados, e são um dos principais produtos da empresa Ghost Robotics. Vídeos sobre suas habilidades sobre quatro “patas”, como a capacidade de correr ou se equilibrar sobre piso congelado, têm viralizado nos últimos anos.
Os robôs serão destinados para realizar tarefas manuais e repetitivas, entre elas avaliação de danos e patrulha, de modo a reduzir o total de horas que oficiais se dedicam a essas atividades, informou o sargento Brandon Priddy, membro do 45º Esquadrão de Forças de Segurança e responsável por inovação e tecnologia.
O animal eletrônico possui sensores visuais e auditivos, podendo ser controlado por um humano ou configurado para ser executado por conta própria.
“Eles são imparáveis, com a capacidade de se recuperar de qualquer deslize, queda ou falha e continuar se movendo” diz o site da Ghost Robotics.
A Estação de Cabo Canaveral realiza vários lançamentos de foguetes, ou seja, os animais seriam utilizados para casos de emergências e atividades rotineiras que não causem perigo.
Outros setores da Força Aérea e autoridades de segurança dos EUA já têm empregado o equipamento há pelo menos dois anos. Em 2021, um deles teve de ser desmontado pelo Departamento de Polícia de Nova York após a viralização no Twitter de um vídeo em que o “cão-robô” levava uma metralhadora montada em sua “cabeça”.