Asteroide ‘perigoso’ do tamanho de uma casa passará próximo da Terra


Um asteroide considerado pela Nasa como “potencialmente perigoso” vai passar pela órbita da Terra nesta sexta-feira (12).

Chamado de 2015 FF, o asteroide tem entre 13 e 28 metros de diâmetro – o equivalente ao comprimento do corpo de uma baleia azul, segundo a o site Live Science. Já a agência norte-americana afirma que o tamanho do corpo celeste pode ser comparado a uma casa. Ele vai passar pela órbita da Terra em uma velocidade de 33 mil km/h.

Segundo a Nasa, o asteroide vai chegar a cerca de 4,2 milhões de quilômetros da Terra, o que o faz ser considerado “potencialmente perigoso”, segundo critérios utilizados pela agência norte-americana.

Atualmente 28 mil asteroides são monitorados pela Nasa pelo Atlas ( Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System – Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, na tradução livre do inglês).

Desde que o Atlas entrou em operação em 2017, foram detectados mais de 700 asteroides próximos da Terra e 66 cometas. Dois dos asteroides detectados pelo Atlas, 2019 MO e 2018 LA, realmente atingiram a Terra, o primeiro explodindo na costa sul de Porto Rico e o último pousando perto da fronteira de Botsuana e África do Sul.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar