O sistema operacional do iPhone deverá passar por uma atualização até setembro para poder funcionar com o 5G “puro” no Brasil. A previsão foi informada pelo ministro de Comunicações, Fábio Faria, após reunião com executivos da Apple, em Palo Alto, nos Estados Unidos.
Em operação em quatro capitais estaduais mais o Distrito Federal, a conexão 5G funciona em iPhone, porém em “non standalone”. Nessa versão, o smartphone da Apple usa a mesma infraestrutura de redes do 4G. Uma das consequências, por exemplo, é a perda de qualidade na latência, que é o tempo de resposta entre o comando e a execução de uma tarefa na internet.
De acordo com Fábio Faria, a Apple deu o prazo até setembro para atualizar os iPhones para “standalone”, versão que faz o celular se conectar a redes exclusivas do 5G, chamado de “5G puro”, que é a real velocidade da tecnologia.
Tilt entrou em contato com a empresa para confirmar a data de atualização, mas a Apple informou que não comenta a previsão dada pelo ministro. Concorrentes do iPhone já usam o 5G “puro” (confira aqui as versões de celulares compatíveis com o 5G no Brasil).
“Viemos tratar de um assunto principal para nós que é atualização do iPhone para os clientes brasileiros em relação ao 5G standalone. Pedimos que até o mês de setembro fossem feitas essas atualizações e eles estão com contato com os engenheiros do Brasil e vão nos reportando”, afirmou Faria, em suas redes sociais.
A previsão para atualização do software da Apple para setembro está alinhada ao cronograma previsto para que todas as capitais tenham 5G em atividade pelas operadoras que arremataram o lote da faixa 3,5 GHz. No Brasil desde 6 de julho, quando iniciou por Brasília, a conexão também abrange atualmente Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
5G no Brasil
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as próximas capitais com previsão de ter a tecnologia à disposição são: Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro e Salvador. Ainda não existe uma data confirmada para o início da operação do sinal nessas próximas capitais.
Outras 18 capitais brasileiras ainda não possuem previsão de liberação do sinal pelas operadoras. Segundo a Anatel, as operadoras têm até 29 de setembro para ativar a conexão nas capitais. A data limite era agosto, mas devido ao atraso de equipamentos, a Anatel decidiu postergar a data.
Abaixo veja como está a ativação do sinal em cada uma das capitais
Onde o sinal está ativado
- Brasília
- Belo Horizonte
- João Pessoa
- Porto Alegre
- São Paulo
Próximas capitais para liberação do sinal
- Curitiba
- Goiânia
- Rio de Janeiro
- Salvador
Capitais ainda sem previsão
- Aracaju
- Belém
- Boa Vista
- Campo Grande
- Cuiabá
- Fortaleza
- Florianópolis
- Manaus
- Macapá
- Maceió
- Natal
- Recife
- Rio Branco
- Palmas
- Porto Velho
- São Luís
- Vitória
- Teresina