“Se você não encontrar uma mensagem informando sobre a desativação, talvez esteja enfrentando um problema com o login”, lembra a empresa em sua Central de Ajuda.
Segundo a plataforma, se sua conta tiver sido desativada por ter sido excluída, não será possível recuperá-la. E isso mesmo que não tenha sido você a pessoa que usou a senha para confirmar o ato. Neste caso, ainda será possível criar uma nova com o mesmo endereço de email usado anteriormente.
Sendo assim, tome muito cuidado com a segurança dos seus dados. E nunca use senhas fáceis de serem descobertas, como datas de aniversários de pessoas próximas e “123456”.
2. Esqueci a senha
É o caso mais simples de ser resolvido. É possível redefinir pelo email, telefone ou conta no Facebook — atrelada no sistema do grupo Meta (dono das redes sociais).
Android
- Na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
- Digite um nome de usuário, um email ou um telefone ou toque em Entrar com o Facebook.
- Toque em Avançar e siga as instruções na tela.
- Na tela de login, toque em Esqueceu a senha? sob Entrar.
- Toque em Nome de usuário ou em Telefone.
- Insira seu endereço de email, nome de usuário ou número de telefone e toque em Avançar.
3. Conta invadida
Golpes com foco no Instagram estão cada vez mais criativos. Uma das estratégias em alta no momento é bandidos invadirem contas para anunciar falsos produtos nos stories das vítimas. O objetivo é fazer os seguidores realizarem transferências bancárias para comprar esses itens — que nunca chegarão ao comprador.
Assim que os golpistas roubam o perfil, a pessoa dona da conta perde o acesso. Isso pode ocorrer após diferentes situações, como clicar em links maliciosos:
- recebidos por DM (Direct Message, as mensagens privadas) do Instagram.
- emails.
- sites que parecem ser verdadeiros, mas não são.
- WhatsApp etc.
Outro jeito de invasão — até mais simples — é se alguém conhecido tiver tido acesso à sua senha e tiver usado a informação indevidamente.
Independentemente dos casos, o Instagram recomenda que a vítima modifique os dados de login o mais rápido possível. Confira a seguir etapas de recuperação da conta recomendadas pela rede social.
- Verifique se há uma mensagem do Instagram no seu email
Vá na caixa do email cadastrado na rede social e veja se existe uma mensagem com o remetente [email protected] informando que o endereço de email foi alterado.
“Você poderá desfazer a ação usando a opção reverter essa alteração na mensagem do email”, explica a empresa em sua Central de Ajuda.
- Peça um link para fazer novo login
Caso outros dados tenham sido alterados indevidamente — como senha — e o passo anterior não tiver funcionado, tente solicitar um link de login ou um código de segurança ao Instagram. Isso ajudará a rede social a confirmar que você é você mesmo.
- Na tela de login da plataforma, vá em Obter ajuda para entrar (Android) ou Esqueceu a senha? (iPhone).
- Insira o nome de usuário, endereço de email ou telefone associado à sua conta e toque em Avançar. Observação: se você não tiver acesso a nenhum desses dados, insira as informações de login que usou mais recentemente, toque em Não consegue redefinir sua senha? sob o botão Avançar e siga as instruções na tela.
- Selecione o seu endereço de email ou telefone e toque em Avançar.
- Clique no link de login em seu email ou SMS.
Siga as demais orientações na tela e aguarde.
Dependendo da situação, o Instagram pode pedir o envio de uma foto com um código de segurança para verificar a sua identidade e minimizar o risco de outras invasões.
Dica extra: aumente a segurança da sua conta
Assim como outras plataformas digitais, o Instagram oferece o recurso de segurança de autenticação de dois fatores. Ele é uma etapa a mais para proteger dados e a privacidade dos usuários. A recomendação é ativar imediatamente, caso não esteja habilitada.
“Se você tiver configurado a autenticação de dois fatores, irá receber uma notificação, deverá inserir um código de login especial ou confirmar a tentativa de acesso todas as vezes que alguém tentar acessar a sua conta de um dispositivo que não reconhecermos”, resume a empresa.
- Abra o aplicativo do Instagram e entre no seu perfil.
- Toque na sua foto do perfil, no canto inferior direito.
- Vá em mais opções, no canto superior direito (símbolo de três linhas). Em seguida, clique em Configurações.
- Toque em Segurança e em Autenticação de dois fatores.
- Toque em Começar na parte inferior.
- Escolha o método de segurança que deseja adicionar e siga as instruções na tela: Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros ou Códigos por SMS.