Apple Car contrata executivo da Lamborghini; mais novidades do projeto


A Apple contratou um veterano da montadora italiana Lamborghini para liderar seu projeto não tão secreto de veículos autônomos elétricos da empresa, informalmente chamado de “Apple Car”. O furo foi dado pela Bloomberg.

Luigi Taraborrelli era o chefe de chassis e dinâmica de veículos da Lamborghini. Durante seu tempo na montadora, trabalhou no SUV Urus e em modelos como Huracan Coupé, Performante e Aventador Coupé, além de projetos de séries limitadas, como o Lamborghini Sterrato.

De acordo com seu perfil no LinkedIn, Taraborrelli deixou a empresa em maio, após quase 21 anos de casa.

“Roubando” talentos

Taraborrelli não foi o único a ser recrutado recentemente para a equipe do “Project Titan”, como a Apple chama o veículo.

No fim do ano passado, ela trouxe Ulrich Kranz, ex-chefe da fabricante de carros elétricos Canoo e ex-líder do dos carros elétricos da BMW. Antes dele, foi a vez de Stuart Bowers, ex-chefão da Tesla, para trabalhar na tecnologia de direção autônoma.

No início do ano, a empresa “roubou” um veterano de 31 anos da Ford, para cuidar de segurança veicular. O grupo ainda reúne diversos ex-funcionários da Tesla, Rivian Automotive, Volvo,e Mercedes-Benz, McLaren, Porsche, Aston Martin e até da Waymo, a empresa de carros autônomos do Google.

O que sabemos do Apple Car

A Apple tem trabalhado secretamente no desenvolvimento de um veículo desde 2014. Na época, acreditava-se ser somente um veículo elétrico. Contudo, rumores indicam que ele será completamente autônomo, ou seja, um carro que dirige sozinho.

Seu visual ainda não foi confirmado pela empresa. O que existe, até agora, são renderizações e especulações realizadas por fãs e especialistas no ramo, como a que ilustra o topo desta reportagem.

Segundo fontes não-oficiais ouvidas pela Bloomberg, o design será semelhante aos modelos da linha Lifestyle da startup norte-americana Canoo.

O veículo contaria com bancos nas laterais, em vez do tradicional padrão com assentos dianteiros e traseiros. Não terá volante nem pedais. A empresa também estaria considerado colocar uma tela grande sensível ao toque, parecida com as dos carros da Tesla.

Documentos submetidos às autoridades dos Estados Unidos mostram o registro de patente de uma nova tecnologia de teto solar, na qual o motorista seria capaz de controlar o nível de transparência do vidro.

A Apple também estaria desenvolvendo uma bateria “monocélula”, capaz de aumentar o espaço dentro das baterias veiculares.

A previsão é que ele seja lançado entre 2024 e 2025.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar