Chuva de meteoros Piscis Austrinids terá pico esta noite; saiba como ver – 28/07/2022


Um trio de chuvas de meteoros vai cruzar o céu nesta semana. A primeira delas é a Piscis Austrinids, que atinge seu pico na noite de hoje (28) para sexta-feira (29).

Não espere um grande espetáculo: é uma chuva fraca, com cerca de cinco “estrelas cadentes” por hora, mas você pode ter sorte. Confira algumas dicas de observação para aumentar suas chances.

Como ver?

O radiante (ponto onde os meteoros aparentam convergir) desta chuva é a constelação do Peixe Austral — não confundir com Peixes. Ela nasce na direção leste, por volta das 20h, à direita do planeta Saturno.

O melhor horário para observação é entre 23h e 4h da madrugada do dia 29, quando ela estará mais alta no céu.

Use um app de observação astronômica (como Stellarium, Skywalk, Starchart e Sky Safari) para encontrar a constelação no momento em que for observar.

Mas não é preciso fixar o olhar neste ponto: os meteoros irradiam de toda área ao redor. Sente-se confortavelmente e espere.

A origem da chuva Piscis Austrinids

Todos os anos, a Piscis Austrinids fica ativa entre 15 de julho e 10 de agosto, quando a Terra atravessa uma trilha de detritos de um corpo desconhecido. O pico ocorre quando passamos pela área mais densa do rastro. Astrônomos acreditam que a origem seja um antigo cometa que já se desintegrou.

Quando estas microrrochas espaciais atingem nossa atmosfera em altíssima velocidade, são aquecidas e geram o fenômeno luminoso que chamamos de meteoro. Elas, em geral, são totalmente destruídas pelo atrito, não representando qualquer risco em solo.

Próximos fenômenos

No sábado, será a vez das chuvas Delta Aquáridas do Sul e Capricórnidas atingirem seus picos.

Elas prometem um belíssimo espetáculo. Com alguns resquícios da Piscis Austrinids se juntando a elas, previsões otimistas dizem ser possível ver mais de 30 meteoros por hora.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar