5G chega a BH, Porto Alegre e João Pessoa; saiba próximas cidades


Mais três capitais devem começar a ter redes 5G nesta sexta-feira (29). A Anatel liberou nesta quarta-feira (27) o uso da nova tecnologia em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB). Além de Brasília, agora o país terá quatro cidades com a nova geração de tecnologia móvel.

Até o fim de setembro as principais capitais devem começar a ter o 5G. As próximas, onde já tem havido testes de redução de interferência, são Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).

A escolha das três cidades (Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte), segundo a Anatel, atendeu a critérios técnicos. Mais especificamente, essas cidades receberam primeiro filtros da faixa de 3,5 GHz — “as avenidas do céu” por onde passam o sinal da nova tecnologia.

De forma concreta, essas cidades já instalaram filtros para reduzir a interferência do 5G. A partir do momento que se começa a liberar a nova tecnologia, ela começa a gerar interferência na TV parabólica. Pessoas cadastradas no CadUnico receberão um kit para continuar tendo acesso à TV, que será transmitida na banda KU (14,0 a 14,5 GHz).

Das três grandes operadoras, apenas a Claro confirmou para a reportagem que disponibilizará 5G a partir desta sexta-feira nas três novas cidades: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB). Por enquanto, a companhia diz que serão atendidos os seguintes bairros:

  • Belo Horizonte: Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia;
  • Porto Alegre: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza e Vila Assunção.

A tecnologia 5G deve aumentar consideravelmente a velocidade de internet, permitindo a conexão na casa dos gigabits por segundo, permitindo baixar filmes em questão de minutos. Além disso, a tecnologia oferece latência baixíssima, possibilitando um menor tempo de resposta entre a execução de um comando e sua ação – algo que deve ser importante, por exemplo, para quem joga online.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar