Noivos que decidiram usar o iCasei, plataforma digital para organizar casamentos, vivem momentos de apreensão às vésperas da festa. Eles contratam o serviço com a intenção de facilitar o gerenciamento do casamento, mas agora lidam com a aflição da possibilidade de algo dar errado na realização do sonho.
De acordo com relatos nas redes sociais e de noivos ouvidos por Tilt, o site criado para cada casamento encontra-se fora do ar. É nele que os noivos recebem a confirmação dos convidados para a festa, indicam sugestões de presentes com recebimento de valores em dinheiro e informam sobre o andamento da festa, como horário e local.
Os entrevistados ainda dizem que tentam entrar na área do cliente, com a senha e nome de usuários cadastrados, mas o login também não funciona, nem no site, nem no aplicativo.
Procurado por Tilt, o site iCasei ainda não respondeu aos questionamentos sobre o problema.
Através do suporte, contudo, a empresa confirma o problema através de uma mensagem automática. “Se você estiver com problema de acessar o seu site, estamos trabalhando para resolver essa questão o mais rápido possível”, diz a mensagem, sem dar prazos para a normalização.
“Resumindo, sem acesso à plataforma, além de os noivos ficarem com uma mão na frente e outra atrás, os convidados não conseguem acesso para realizar o que o site se propõe”, relata a analista jurídica Thainá Maia, de 27 anos.
Outra noiva, uma engenheira de software, de 30 anos, que preferiu não se identificar, afirma que também não consegue acessar a lista de convidados nem saber sobre a lista de presentes que podem ser resgatados em dinheiro pelos noivos. Tudo isso às vésperas da festa, prevista para sexta-feira (29), em Belo Horizonte.
“Nós, usuários, não estamos fazendo login no site e nem os convidados estão conseguindo acessar. O site está fora do ar. Notamos o problema desde ontem a noite. Procurei na internet para ver se era só comigo, testei pelo app e computador, e vi pelo Instagram vários usuários também reportando o mesmo problema”, comentou.
A jovem diz que vive a incerteza sobre os dados dos noivos e dos convidados que usaram a plataforma.
O sentimento é de insegurança e preocupação, pois o site tem a lista de presença dos convidados e também os presentes recebidos em dinheiro. Não sabemos se foi hackeado, se temos alguma garantia de ter nossos dados protegidos e o iCasei responde apenas que a equipe técnica está analisando e não possuem previsão. Enquanto isso, passamos pelo transtorno na véspera do casamento que planejamos há dois anos.
‘Tive crise de ansiedade’
A analista jurídica Thainá Maia vai se casar com o analista de canais digitais Michel Salim, de 30 anos, em 27 de agosto, em São Paulo, e agora conta que ambos precisam lidar com explicações aos convidados que acessam a plataforma.
“O site e aplicativo simplesmente estão fora do ar para quem já é cliente. Ontem a noite, tentei acessar e o app solicitava o login, mas não carregava. Pedi para o meu noivo tentar também e nada. Após minutos dessas tentativas frustradas, um dos nossos convidados me enviou uma mensagem perguntando se havíamos enviado o site correto para ele, pois não carregava de forma alguma. A partir daí começou o meu pânico”, conta.
Tive uma crise de ansiedade, quase não dormi. Alguns podem até achar besteira, mas para quem já é ansiosa e está prestes a se casar, planejando tudo com tanto carinho e se vê “perdendo o controle”, é uma sensação horrorosa. Situação vergonhosa, inclusive, para passar aos nossos convidados, que nos questionam a respeito. Thainá Maia, 27 anos.
‘Convidados não conseguem acessar o link’
Situação semelhante vive a maquiadora carioca Vanessa Orlando, de 39 anos. Ela vai casar em 21 de agosto, e planeja o casamento desde o fim de 2020.
“Optamos por colocar a nossa lista de presentes na plataforma porque achamos que facilitaria nessa tarefa. Mas hoje, descobrimos que a plataforma estava com problemas porque convidados não conseguem acessar o link de presentes nem confirmação de presença”, conta Vanessa.
A maquiadora diz que ligou no suporte da empresa, que teria informado a realização de manutenção no site, mas sem dar prazo para o problema ser resolvido. A expectativa da noiva é de que isso não atrapalhe ainda mais a festa até a data marcada.
Estamos juntos há 15 anos e com todo esse planejamento do nosso sonho, a possibilidade de algo dar errado já deixa a gente bastante aflito, com coração apertado. Não sabemos o que vai acontecer e esperamos que seja um problema pontual até mesmo porque a data se aproxima. Estou preocupada porque confiamos na empresa e não temos uma segunda opção. Vanessa Orlando, 39 anos.
O que é o iCasei
Segundo consta na descrição do site iCasei, a plataforma cria sites de casamento, sendo incluso no serviço:
- sistema de confirmação de presença, onde poderá controlar a presença e ausência dos convidados;
- espaço para adicionar informações sobre o dia da festa;
- campo para contar a história do casal aos convidados; e
- sistema de listas de presentes convertidos em dinheiro. Os itens das listas são fictícios e seus valores são revertidos em dinheiro para os noivos.
Os planos para acessar o site variam de R$ 53 a R$ 111 à vista. Também há a opção gratuita para testes.