O Twitter divulgou nesta sexta-feira uma surpreendente queda na receita trimestral, a qual atribuiu às incertezas relacionadas à aquisição da empresa por Elon Musk e ao enfraquecimento do mercado de anúncios digitais.
As ações da rede social caíam 3% no pré-mercado.
A empresa registrou receita de 1,18 bilhão de dólares no segundo trimestre, em comparação com US$ 1,19 bilhão um ano antes. Analistas esperavam, no entanto, receita de US$ 1,32 bilhão, segundo dados compilados pelo IBES, da Refinitiv .
O Twitter, que processou Musk após o bilionário anunciar a saída de um acordo de US$ 44 bilhões para compra da companhia, disse que a receita com anúncios aumentou apenas 2%, para US$ 1,08 bilhão.
Os resultados da empresa vêm depois que a Snap, controladora do Snapchat, anunciou resultados fracos e não divulgou projeções, citando condições “incrivelmente desafiadoras”, já que os anunciantes reduziram os gastos.
O Twitter e seus pares de tecnologia, incluindo Snap e Alphabet, tiveram um aumento na receita em 2021, com as marcas elevando pesadamente os aportes em publicidade online, diante de uma recuperação ante o auge da pandemia.
Mas as pressões inflacionárias e os temores de uma recessão forçaram os anunciantes a repensar seus orçamentos em 2022.
Ao mesmo tempo, o TikTok e a gigante de tecnologia Apple estão conquistando participação de mercado no segmento de anúncios digitais, aumentando a concorrência.