Por Sheila Dang
DALLAS, Estados Unidos (Reuters) – A Snap divulgou nesta quinta-feira resultado trimestral abaixo do esperado, pressionado por efeitos de alta da inflação e crescente competição com apps rivais como TikTok.
Embora a empresa tenha tido crescimento da base de usuários acima do previsto por Wall Street, suas ações desabaram 21% após a divulgação do resultado.
A controladora do Snapchat é a primeira das grandes empresas de tecnologia a divulgar resultados de segundo trimestre e os números podem ser um termômetro sobre as condições do mercado que podem estar afetando Meta e Twitter, que divulgam seus balanços a partir da sexta-feira.
“Não estamos satisfeitos com os resultados que estamos entregando, apesar dos ventos contrários”, afirmou a Snap em comentários divulgados antes de teleconferência com analistas.
O faturamento do segundo trimestre somou 1,11 bilhão de dólares, aumento de 13% ante mesmo período do ano anterior. O número ficou abaixo da média dos 1,14 bilhão de dólares da expectativa e analistas, segundo dados da Refinitiv.
A Snap afirmou que recentes mudanças em configurações de privacidade em iPhones, desafios macroeconômicos e aumento da competição na venda de espaço publicitário contribuíram para um crescimento de receita “substancialmente mais lento”.
A companhia afirmou que pretende desacelerar contratações de maneira significativa, investir nos negócios de publicidade e encontrar novas fontes de receita para crescer em ritmo mais acelerado.
Os usuários diários ativos do Snapchat cresceram 18% ano a ano, para 347 milhões, superando a média de previsões do mercado, de 344 milhões.
A Snap afirmou que a receita até agora no terceiro trimestre está estável ante mesmo período do ano passado e não informou uma estimativa para os próximos meses porque a “visibilidade continua incrivelmente desafiadora”.
A companhia também anunciou um programa de recompra de ações de 500 milhões de dólares.