O Prime Video, serviço de streaming da Amazon, terá finalmente um visual atualizado. A plataforma vai liberar a partir desta semana uma interface de navegação que promete ser mais fluída — há anos, os assinantes pediam que alterações fossem feitas para facilitar seu uso.
As mudanças devem chegar de forma gradual e em fases aos consumidores nos aplicativos do Prime Video para Android, smart TV, Roku, Fire TV, Apple TV e consoles de videogames. O novo visual está mais próximo ao de seu principal concorrente, a Netflix.
De acordo com informações da assessoria de imprensa brasileira, não há uma previsão exata de quando isso chegará no Brasil. Já no iOS, essas transformações só devem ser vistas mais tarde, após as fases iniciais de implementação.
Como será
Segundo imagens já divulgadas pela Amazon, o principal menu de navegação foi movido para a área esquerda da tela, numa coluna vertical.
Ali, estão presentes as opções “Pesquisar”, “Início”, “Loja”, “TV ao vivo”, “Grátis” e “Minha Área”, sinalizadas por ícones que em muito lembram os que são vistos hoje na concorrência.
Na página inicial, existem as categorias: filmes, programas e séries de TV e eventos esportivos.
Além disso, também foi criado um “top 10” nessa página, para que você veja que atrações estão recebendo mais atenção do público no momento em que estiver acessando o app — a plataforma Netflix tem um recurso semelhante.
Já na parte de “Loja”, ficam acomodados os canais por assinatura internos ao próprio Prime Video, bem como oportunidades de compra e aluguel de filmes e séries.
Hoje, há algumas reclamações sobre as atrações que, quando você clica, exigem uma nova assinatura para serem visualizadas. Agora, isso deve ficar mais claro: filmes e séries já incluídos na assinatura do Prime Video passam a ser sinalizados com um “check” azul na descrição, enquanto produtos que precisam ser comprados exibem um ícone dourado no formato de uma bolsa (o mesmo que identifica a “Loja”).
Por que o design é familiar com o da Netflix?
De acordo com informações do site The Verge, o projeto de redesenho do serviço de streaming da Amazon levou 18 meses para ser concluído. Um dos responsáveis pelo projeto foi Ben Smith, atual vice-presidente de produto para o Prime Video e o Prime Studios. Smith foi o executivo responsável pela mudança de visual do Hulu, outro serviço de streaming famoso nos Estados Unidos, mas que não opera no Brasil.
Na época, em 2017, o Hulu sofreu críticas por tentar alterar radicalmente a experiência dos consumidores de streaming com seu visual. Talvez, por isso, o novo “look” do Prime Video seja familiar e mais próximo ao da concorrência, tendo aspectos em comum também com o HBO Max e o Disney+.
Nada a esconder
A ideia da nova interface também é mostrar um pouco do potencial pouco explorado do streaming da Amazon, já o visual anterior “escondia” algumas possibilidades do serviço.
A diretora de produto da empresa, Helena Cerna, afirmou em uma entrevista coletiva recente que, durante os testes com a nova interface, ela ouviu bastante frases como “uau, eu nem sabia que o Prime Video oferecia TV ao vivo”.
“Nós com certeza queríamos que os consumidores entendessem a vastidão de conteúdo disponível a eles”, afirmou Cerna, que ressaltou também que era importante mostrar mais claramente quais desses conteúdos exigem um pagamento extra, como as assinaturas de canais como Paramount+ e AMC+ — eles podem ser vistos dentro do Prime.