Quantos buracos negros existem no Universo?


Quantos buracos negros existem?Pergunta de Taiane Nero, Montes Altos (MA) – quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Cara montesaltense, prepare a calculadora: há 40.000.000.000.000.000.000 de buracos negros neste universão velho sem porteira que o que o telescópio James Webb está desbravando como nunca dantes.

Traduzindo para a gente conseguir ler e falar essa quantidade absurda, são 40 quintilhões de buracos negros “pequenos” – com massa de 5 a 10 vezes maior que a do Sol e surgidos a partir do colapso de estrelas massivas – no Universo observável. A estimativa é de pesquisadores da Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati (SISSA), divulgada em janeiro de 2022.

Segundo os autores do estudo, esse montante representa mero 1% de toda a matéria do Universo – que eles descrevem como uma esfera com diâmetro de 90 bilhões de anos-luz.

Em comunicado à imprensa, o doutorando em astrofísica Alex Sicilia e seus orientadores Andrea Lapi e Lumen Boco comentam que essa sua pergunta, cara montesaltense, é uma das mais relevantes e desafiadoras para a astrofísica moderna.

Para calcular esse número literalmente astronômico, os pesquisadores criaram uma robusta modelagem de dados para simular como a formação das estrelas —e, consequentemente, de buracos negros— se deu no Universo.

Para isso, usaram estatísticas conhecidas sobre várias galáxias referentes ao tamanho delas, os elementos químicos nelas contidos e os tamanhos das nuvens gasosas em que suas estrelas se formaram.

Os pesquisadores também configuraram e conjugaram informações como a taxa de formação de estrelas, o montante de massa estelar e a quantidade de metal estimados no interior das estrelas para criar um modelo de Universo que reproduzisse fielmente o processo de criação e morte de estrelas —e que batesse com o Universo em que vivemos hoje.

“Reconstituindo a evolução das estrelas no Universo, estimamos o quão frequentemente elas se transformam em buracos negros”, resumiu Sicilia em nota à imprensa.

Falando assim parece simples, né, cara montesaltense.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou envie pelo WhatsApp.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar