Quão avançada e detalhada é a foto do Universo profundo feita pelo telescópio James Webb, revelada ontem (11) pelo presidente dos EUA Joe Biden? A melhor maneira de descobrir é comparando com outra, mais antiga, feita no mesmo ponto do espaço.
Este GIF, criado pelo designer de UX da Google Jason Short, mostra como a imagem do James Webb traz mais resolução, nitidez e luminosidade que outra capturada pelo antigo telescópio Hubble.
Ambas mostram o aglomerado de galáxias SMACS J0723.3-7327. A versão do James Webb é considerada a foto mais profunda já realizada no Universo.
Construído a um custo de US$ 10 bilhões, ele é o telescópio mais potente já feito pela humanidade. Atualmente, está em órbita ao redor do Sol.
Hubble versus Webb
Os dois telescópios possuem mecanismos e tecnologias diferentes de observação do espaço. O Hubble vê o universo por meio de ondas ópticas e ultravioletas (com alguma capacidade limitada de infravermelho). O Webb utiliza apenas o infravermelho.
O espelho contido no Webb é aproximadamente 6,25 vezes maior que o do Hubble, o que permite imagens mais detalhadas.
A velocidade também é diferente: para registrar as imagens do GIF acima, o Webb levou cerca de 12 horas. O Hubble levou semanas.
Os dois telescópios trabalharão de formas complementares para trazer informações do universo.