rede social que proíbe filtros cresce 315% só em 2022


Esqueça Twitter, Instagram e TikTok. Agora, a rede social da moda para a geração Z (aqueles nascidos entre o final dos anos 1990 e 2010) é o BeReal. O app foca em imagens espontâneas, em tempo real, sem filtros.

Dados da plataforma Apptopia compilados pelo site Axios, mostram que o BeReal tinha cerca de 480 mil usuários em dezembro. Em fevereiro, triplicou a base, chegando a 1,4 milhão. Em março, já eram mais de 2 milhões. E só na primeira semana de abril, recebeu 737 mil novos inscritos. Apenas no ano de 2022, o crescimento foi de 315%.

Como o nome sugere (“seja real”, em inglês), a nova rede social incentiva um registro mais realista e autêntico. Para isso, há várias limitações.

As fotos são feitas pelas câmeras traseira e frontal simultaneamente. Além disso, o usuário tem apenas dois minutos para enviar a postagem, o que dá pouco tempo para ajeitar ou editar qualquer foto. Filtros são proibidos. Se ele postar depois do prazo, seus seguidores serão avisados.

Por que tanto sucesso?

As redes sociais tradicionais têm sofrido críticas cada vez mais intensas por apresentar imagens editadas e um falso senso de realidade, com impactos na autoestima e na saúde mental dos usuários, especialmente os adolescentes.

BeReal propõe justamente o contrário. O objetivo é que as pessoas não pareçam perfeitas, mas que possam ser criativas com o dia a dia.

Além disso, ele oferece várias ferramentas para gerar interatividade e obrigar os usuários a sempre postarem alguma coisa. Por exemplo: você não pode ver a foto dos outros usuários até as suas próprias estarem carregadas. E você só pode subir uma por dia — eles não querem que você se dedique apenas à plataforma.

O conceito não tem apelo apenas com a geração Z. De acordo com o site de dados data.ai, parte dos usuários são millenials (nascidos entre 1980 e meados dos anos 1990). Neste primeiro trimestre, o app ficou em 4º lugar no ranking de downloads nos Estados Unidos, Reino Unido e França (onde foi criado). Perdeu apenas para Instagram, Snapchat e Pinterest.

Segundo o Axios, o marketing boca-a-boca é principal forma de crescimento do BeReal. Especialmente dentro das comunidades universitárias – um fenômeno similar ao que aconteceu com o Facebook em seus primórdios.

É possível usar no Brasil?

Sim! O BeReal pode ser baixado em todas as lojas dos sistemas operacionais. Mesmo assim, ainda não está disponível em português.

Veja como criar uma conta:

1. Coloque seu nome completo;

Interface do app BeReal, nova rede social; parte 1 - Reprodução/BeReal - Reprodução/BeReal
Imagem: Reprodução/BeReal

2. Coloque a data de nascimento:

Interface do app BeReal, nova rede social; parte 2 - Reprodução/BeReal - Reprodução/BeReal
Imagem: Reprodução/BeReal

3. Acrescente seu número de telefone. Você receberá um código para verificação via SMS;

Interface do app BeReal, nova rede social; parte 3 - Reprodução/BeReal - Reprodução/BeReal
Imagem: Reprodução/BeReal

4. Crie um apelido (username);

Interface do app BeReal, nova rede social; parte 4 - Reprodução/BeReal - Reprodução/BeReal
Imagem: Reprodução/BeReal

5. Pronto! É só se conectar com amigos e começar a postar.

Interface do app BeReal, nova rede social; parte 5 - Reprodução/BeReal - Reprodução/BeReal
Imagem: Reprodução/BeReal



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar