Airbnb é obrigado a fornecer informações às autoridades fiscais, diz conselheiro de tribunal da UE – 07/07/2022


Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) – O Airbnb é obrigado a fornecer informações em contratos de aluguel às autoridades fiscais, disse um consultor do principal tribunal da Europa nesta quinta-feira, em outro possível revés legal na região para a empresa de aluguel de imóveis por temporada.

Nos últimos anos, o Airbnb entrou em desacordo com autoridades de vários países europeus, argumentando que a tributação e outros requisitos violam o princípio da União Europeia de liberdade de prestação de serviços em todo o bloco de 27 países.

O caso mais recente envolve uma lei italiana de 2017, que exige que o Airbnb e outros sites de aluguel de curta temporada encaminhem informações de seus contratos, bem como retenham 21% da receita de aluguéis e paguem o montante às autoridades fiscais.

A empresa contestou a lei em um tribunal italiano que posteriormente buscou orientação do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).

O advogado-geral do TJUE, Maciej Szpunar apoiou a lei italiana. A opinião dele não é vinculativa, mas o tribunal europeu geralmente segue quatro de cinco recomendações desse tipo.

“O artigo 56.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia em relação à liberdade de prestação de serviços não exclui a obrigação de recolher e transmitir informação ou de reter imposto”, disse.

“É perfeitamente coerente impor a obrigação de retenção na fonte aos intermediários envolvidos no pagamento de rendas, uma vez que a atividade de um grande número de pessoas singulares que não estão sujeitas às obrigações incumbidas aos profissionais é, pela sua natureza, de difícil auditoria para fins fiscais.”

Ele concordou com o argumento do Airbnb em um aspecto.

“No entanto, a obrigação de nomear um representante fiscal constitui uma restrição desproporcional à liberdade de prestação de serviços”, disse Szpunar.

O TJUE decidirá sobre o caso nos próximos meses. Em abril, o tribunal rejeitou uma contestação semelhante do Airbnb a uma lei regional belga que exige da empresa fornecimento de informações sobre transações turísticas às autoridades fiscais.

(Por Foo Yun Chee)



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar