BENGALURU (Reuters) – As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram quase 700 voos nesta segunda-feira, enquanto lutam para acompanhar o aumento na demanda de viagens em meio à falta de funcionários, de pilotos a tripulantes.
O total de cancelamentos de voos às 07h07 (horário de Brasília) era de 669, de acordo com o site de rastreamento de voos Flightaware.com. Quase 860 voos foram cancelados no domingo.
Delta Air Lines, United Airlines e Republic Airlines tiveram mais de 100 cancelamentos cada, enquanto o American Airlines cancelou 51 voos no início de segunda-feira.
As empresas não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
Na Europa, os recentes problemas nos aeroportos foram atribuídos à falta de trabalhadores, já que muitos deles foram demitidos durante a pandemia e abandonaram o setor ao optarem por esquemas de trabalho flexíveis e outras ocupações.
Até mesmo a agência de aviação dos Estados Unidos, a FAA, enfrenta escassez de mão de obra.
A FAA aceitou na semana passada pedido da United para temporariamente reduzir voos no aeroporto de Newark. A companhia aérea citou no pedido obras no aeroporto e problemas com pessoal de controle de tráfego aéreo.
A Airlines for America, um grupo comercial, disse na sexta-feira que a FAA precisa garantir uma equipe adequada de controle de tráfego aéreo para evitar mais interrupções nas viagens de verão.
(Reportagem de Nathan Gomes)