App chinês de vídeos Kwai aposta na cultura de telenovelas para crescer no Brasil – 27/06/2022


Por Beatriz Garcia

SÃO PAULO (Reuters) – Com produções roteirizadas e baixo orçamento, as novelas e séries de dois minutos são formatos de entretenimento que têm atraído cada vez mais os usuários do Kwai, um aplicativo chinês de criação e compartilhamento de vídeos curtos que chegou no Brasil no final de 2019, durante a explosão pré-pandemia desses formatos de entretenimento.

O tema das telenovelas é muito forte no Brasil e em toda América Latina. A controladora do Kwai, Kuaishou, também possui uma vertente de produção de conteúdos semelhantes na China e conseguiu se adaptar ao mercado brasileiro, onde tem mais de 45 milhões de usuários ativos mensais.

Chamado de TeleKwai, o recurso foca na criação de dramaturgias no formato vertical pelo celular, em episódios de até dois minutos.

A plataforma não produz diretamente os conteúdos, mas atua em algumas produções como coprodutora além de oferecer recrutamento, programas de treinamento, laboratórios de criação e roteiro para criadores de conteúdo. “É um trabalho de escala e muita interação”, disse Mariana Sensini, diretora geral do Kwai Brasil, sem dar detalhes sobre investimento no produto.

O aplicativo realizou os primeiros testes do serviço no Brasil no começo do ano e em abril já tinha mais de 100 contas produzindo conteúdo com frequência para o formato. Atualmente são 180 contas produzindo semanalmente, sendo que os vídeos totalizaram mais de 5,4 bilhões de visualizações em seis meses, de acordo com dados da empresa fornecidos à Reuters.

“Uma produtora pequena consegue fazer uma produção sem investimento enorme e ter uma visibilidade muito grande”, disse Sensini.

FATORES DEMOGRÁFICOS

O Kwai afirma ter atualmente no Brasil 45,7 milhões de usuários ativos mensalmente, que acessam o aplicativo, em média, por 60 minutos diários, ante 30 minutos em janeiro, quando os primeiros testes do TeleKwai ainda não tinham começado.

Segundo a companhia, o sucesso das telenovelas também se deu por fatores demográficos, com 54% dos usuários do Kwai tendo mais de 35 anos e 35% mais de 45 anos. Este público, de acordo com a empresa, já assistia a novelas na televisão.

“Não estamos focados em alguns nichos e centros urbanos e isso faz com que o aplicativo dê visibilidade para diversos tipos de criadores, não só para uma estética ou tipo de conteúdo específico”, diz Sensini.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar