Por Nivedita Balu
BENGALURU, Índia (Reuters) – Quando Duana Malcolm teve seu sedã Hyundai Sonata “envelopado” com um anúncio publicitário, a motorista de aplicativo não esperava conseguir um extra de 200 dólares por mês.
Malcolm é uma entre muitos motoristas de aplicativo nos EUA que estão buscando receitas adicionais para minimizar o impacto da alta nos preços dos combustíveis, no momento em que a inflação no país atinge o pico dos últimos 40 anos.
“Não é algo que muda a vida, mas sei que vou receber isso todo o mês pelos próximos cinco meses e isso reduz minhas preocupações”, disse ela, que trabalha nas regiões de Miami e Fort Lauderdale, sobre o envelopamento de seu carro com anúncio vendido pela companhia Carvertise.
Motoristas podem conseguir entre 100 e 600 dólares por mês, dependendo do anúncio e da duração da campanha e conseguirem bônus de 100 a 200 dólares por outros tipos de anúncios.
A Carvertise, que paga motoristas para exibirem anúncios impressos em filmes adesivos, afirmou que tem visto um crescimento mensal de entre 8% a 13% no número de usuários nos últimos três meses, mais do que esperava.
“Ao enveloparem seus carros com os anúncios de nossos clientes, os motoristas de aplicativo transformam seus carros em outdoors móveis e são pagos pelo que já estão fazendo: dirigir”, disse Greg Star, co-fundador da empresa.
Os usuários precisam instalar um app e se registrar na plataforma para fazer parte de uma campanha e a companhia seleciona motoristas com base na área alvo do anunciante e nos hábitos de direção do motorista.
A Carvertise e a rival Wrapify afirmaram que possuem milhares de motoristas de aplicativo cadastrados e clientes anunciantes que incluem EA Sports, 7-Eleven e escritórios locais de advocacia.