Teste de foguete lunar da Nasa cumpre 90% de seus objetivos – 21/06/2022


Washington, 22 Jun 2022 (AFP) – A quarta tentativa da Nasa de concluir um teste crucial para o foguete que planeja enviar à Lua cumpriu cerca de 90% de seus objetivos, indicaram seus responsáveis nesta terça-feira (21), mas ainda não há uma data marcada para a decolagem.

“Diria que estamos aproximadamente a 90% do que necessitamos em geral”, declarou hoje aos jornalistas o diretor da missão Artemis, Mike Sarafin.

Trata-se do último teste que a agência espacial americana efetuará antes da missão Artemis-1, prevista para este verão boreal: um voo lunar sem passageiros. O teste será depois seguido por outro voo com uma cápsula transportando humanos, mas que, provavelmente, não acontecerá antes de 2026.

As equipes do Centro Espacial Kennedy iniciaram os testes no sábado com um objetivo: abastecer os tanques do foguete SLS com combustível líquido, iniciar a contagem regressiva para a decolagem, simular imprevistos e, por fim, esvaziar os tanques.

Nas três tentativas anteriores os problemas se multiplicaram e foi impossível abastecer o foguete com centenas de milhares de galões de hidrogênio e oxigênio líquidos super-resfriados.

Na segunda-feira, os engenheiros conseguiram finalmente encher os tanques, mas também tiveram que lidar com um novo problema de vazamento de hidrogênio que não conseguiram resolver.

A Nasa quer estabelecer uma presença permanente na Lua e utilizá-la como um campo de testes para as tecnologias necessárias para uma missão tripulada a Marte na década de 2030.

ia/iba/ube/atm/rsr/rpr/ic



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar