Robô da Nasa registra ‘cabeça de cobra’ e rocha equilibrista em Marte


O robô Perseverance, da Nasa, tirou mais uma foto curiosa da superfície de Marte: uma paisagem rochosa que se destaca por uma pedra equilibrada sobre outra e uma rocha que lembra uma cabeça de cobra com a boca aberta.

A imagem foi registrada no domingo (12), quando o rover — que funciona como um laboratório sobre rodas— explorava a região Kodiak, remanescente do delta de um antigo rio na cratera Jezero.

Se já existiu vida no planeta vermelho, mesmo que apenas atividade microbiana bilhões de anos atrás, esse é o local com mais chances de guardar evidências.

Abaixo é possível observar a imagem da ‘pedra equilibrista’.

rochas marte equilibrada - NASA/JPL-Caltech/ASU - NASA/JPL-Caltech/ASU

Rocha parece equilibrada sobre outra maior

Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

Nessa é possível visualizar a cabeça de uma cobra.

rochas marte serpente - NASA/JPL-Caltech/ASU - NASA/JPL-Caltech/ASU

Protuberância parece uma cabeça de serpente saindo da rocha

Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

A paisagem registrada pelo robô da Nasa causou especulações e rendeu memes.

Como aquela pequena pedra redonda está parada ali? Ela não deveria ter rolado e caído?

Parece até cenário de um filme do Indiana Jones (que odeia cobras), talvez um planeta desértico de Star Wars, ou quem sabe de um desenho animado.

“Esta é talvez a foto mais evocativa já tirada em Marte. Não consigo parar de olhar e me maravilhar com essa paisagem”, afirmou o astrobiólogo David Grinspoon, no Twitter.

“Realmente uma imagem incrível, mas também é totalmente evocativa de outra coisa para pessoas de certa idade e classe…”, comentou um internauta fazendo referência a Gorn, um réptil humanoide da franquia “Star Trek“.

Já a cientista Jessie Christiansen lembrou de uma das cenas do filme “O Rei Leão”, onde Rafiki apresenta o bebê Simba.

Além dessa brincadeira, ela também compartilhou uma montagem da mesma imagem com o Coiote, do desenho do Papa-Léguas (meep-meep!), em destaque.

*Com informações do site Space



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar