QN90B 2022, a nova linha de TV gamer da Samsung. Vale a pena?


A Samsung lançou nesta terça (14) sua nova linha de smart TVs voltadas para o público gamer. É a QN90B 2022, com quatro tamanhos, pensando em atender tanto quem joga no PC (43 e 50 polegadas) quanto os jogadores de console (55 e 65 polegadas).

Tilt recebeu o modelo de 50 polegadas e testou as várias funcionalidades que prometem melhorar a experiência dos fãs de jogos. Após quase uma semana de avaliação, a conclusão é que o aparelho é bom, mas não chega a ser essencial para um setup gamer.

A televisão cumpre a resolução em 4K prometida, mas o seu sistema de áudio impressionou muito mais do que qualquer imagem – e algo me diz que esse não era o objetivo da Samsung.

TV Samsung QN90B 2022, voltada para o público gamer - Divulgação/Samsung - Divulgação/Samsung
Imagem: Divulgação/Samsung

A parte gamer

Um dos pontos mais legais é o menu exclusivo para jogos. Chamado de “gaming hub”, ele facilita a configuração de saída de som e o padrão de imagem.

Há um estilo pré-programado para cada gênero de jogo, como esportes, FPS (tiro em primeira pessoa, como “Rainbow Six Siege”) e RTS (estratégia em tempo real, como “Civilization”). E a taxa de atualização pode chegar a até 144Hz nos modelos de 43″ e 50″ e 120Hz para 55″ e 65″.

TV Samsung QN90B 2022, voltada para o público gamer, com o jogo Fortnite - Thaime Lopes/Tilt UOL - Thaime Lopes/Tilt UOL

TV Samsung QN90B 2022, com o jogo Fortnite

Imagem: Thaime Lopes/Tilt UOL

Apesar de impressionante, quase não há jogos nesta resolução. Nos meus testes com o PS4 e o PS5, com jogos com resolução de 120 quadros por segundo, não houve diferença mesmo na TV de 50″. Foi uma experiência positiva, mas não uma surpresa, porque já tenho um televisor que chega a 120Hz.

A função do menu gamer me pareceu promissora mesmo a partir de 30 de junho, data em que o Xbox vai lançar o Xbox Cloud Gaming nas TVs Samsungs. Para quem perdeu o anúncio, a Microsoft informou que os jogadores poderão ter acesso ao catálogo completo do Game Pass via aplicativo nas TVs da marca, sem necessidade de terem um console ou PC.

Dessa forma, vai ser muito mais econômico para o jogador montar seu setup: em vez de gastar com um console de última geração e uma TV, basta comprar o último item da coleção 2022 da Samsung. Nesse caso, e nesse caso apenas, a QN90B vale ser escolhida. Senão, qualquer TV 4K HDR faz o serviço tão bem quanto.

Xbox Game Pass - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft

Xbox Game Pass, na interface para Windows 11 para

Imagem: Divulgação/Microsoft

Som de cinema

Embora tenha ficado pouco impressionada com as imagens, o áudio foi outra história. Logo após configurar o televisor (cerca de 15 minutos, o que achei um pouco excessivo), reproduzi alguns vídeos no YouTube para testar se estava tudo ok. Mesmo a plataforma não entregando a maior qualidade de áudio possível, já deu para sentir a potência do Dolby Atmos.

Acostumada a usar fone de ouvido, eu esperava sentir falta dele em games como “Fortnite”, no qual o som é de extrema importância para a jogabilidade. Para minha surpresa, a TV superou minhas expectativas e pude jogar tranquilamente só com os alto-falantes embutidos.

TV Samsung QN90B 2022, voltada para o público gamer - Divulgação/Samsung - Divulgação/Samsung
Imagem: Divulgação/Samsung

Como imagino que quase ninguém compraria uma TV única e exclusivamente para jogar, acho importante ressaltar que o áudio continuou excelente nos testes com outros tipos de entretenimento: ouvir músicas, ver vídeos ou assistir filmes de super-heróis. A QN90B não pecou em nenhum momento e eu me senti imersa em todas as atividades.

No evento de apresentação do modelo, pude testar a TV com o soundbar da Samsung e com um headset da Logitech – ambos oferecidos com a QN90B em combo durante a pré-venda. Apesar de cumprirem muito bem suas funções, acredito que os consumidores ficarão felizes em saber que nenhum outro equipamento de áudio é necessário para se ter uma experiência completa.

Controle e assistente de voz

Com uma boa variedade de aplicativos disponíveis, a parte “smart” funciona muito bem. Bastam alguns toques para acessar a loja de apps, configurar suas contas e aproveitar tudo tranquilamente.

O bluetooth é rápido e fiel. Se você desliga a tv, mas não desconecta o bluetooth do seu celular, por exemplo, ela liga automaticamente quando você toca alguma música no smartphone, dando continuidade à reprodução.

O controle, minimalista, me fez sofrer um pouco. Demorei para sacar o que apertar e quando, mas a funcionalidade de acessar assistentes de voz com um botão me fez sentir em algum episódio de “Jetsons” (e isso é bom).

Comprar ou não comprar?

TV Samsung QN90B 2022, voltada para o público gamer, com o jogo Resident Evil Village - Thaime Lopes/Tilt - Thaime Lopes/Tilt

TV Samsung QN90B 2022, com o jogo Resident Evil Village

Imagem: Thaime Lopes/Tilt

Se seu objetivo for incrementar seu setup gamer, pense bem. Se você já tem um console de última geração, é possível que também já tenha uma televisão que atenda às necessidades gráficas dele. Mesmo se quiser uma nova, há outros monitores e TVs no mercado que já cumprem muito bem essa demanda.

Como disse anteriormente, vejo a QN90B como uma opção excelente para quem não quer gastar com console ou PC, mas pretende aproveitar o serviço do Xbox em uma TV pensada para isso.

Agora, se você está pensando em usar a TV também para outros entretenimentos, ela é uma excelente escolha. O áudio em altíssima qualidade somado com a imagem 4K vai deixar a experiência de filmes e séries muito mais prazerosa.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar