O Telescópio Espacial James Webb (JWST), o maior observatório do espaço atualmente, foi atingido por um micrometeoroide, partículas do tamanho de poeira em em velocidades extremas, recentemente. O impacto ocorreu em um dos espelhos primários do equipamento em órbita.
Lançado em dezembro do ano passado, o telescópio já passou por colisões similares com outros meteoroides, porém, esse foi o de maior impacto até o momento, segundo os cientistas. A Nasa acredita que isso tenha acontecido entre os dias 23 e 25 de maio.
“Desde o lançamento, tivemos quatro ataques micrometeoroides mensuráveis menores que foram consistentes com as expectativas. E este mais recentemente é maior do que nossas previsões”, disse Lee Feinberg, membro da equipe JWST, em comunicado da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos.
O Webb está no espaço a uma distância de 1,6 milhão de quilômetros da Terra desde janeiro deste ano. O seu lançamento ocorreu no dia 25 de dezembro de 2021.
Em sua composição, trabalham em conjunto os sensores especiais e 18 estruturas de espelhos folhados a ouro. Essa estrutura toda o ajudará no registro de imagens e fornecimento de dados sobre exoplanetas (fora do sistema solar), buracos negros, entre outros.
Danos pequenos
Neste caso, os danos se mostraram pequenos. A Nasa informou que o James Webb segue em funcionamento normal e que análises mais detalhadas ainda estão em andamento.
Esse tipo de colisão com fragmentos de rochas espaciais não é algo inesperado pelos pesquisadores. Durante a construção do telescópio, os engenheiros simularam impactos reais com amostras de teste, inclusive nos espelhos, para entender como fortalecer a estrutura.
Ele também foi desenvolvido com um mecanismo de proteção embutido que permite ainda realizar manobras durante sua órbita para desviar de chuvas de meteoros já conhecidas.
Importância do James Webb
O telescópio é uma parceria da Nasa com a ESA (Agência Espacial Europeia) e com a Agência Espacial Canadense. Ele foi lançado a partir da Guiana Francesa, no ano passado, acoplado ao foguete Ariane 5.
Sua missão também é buscar por galáxias datadas nos primórdios do Universo, entender o ciclo de vida das estrelas e encontrar planetas distantes.
Esses registros do espaço já têm data marcada para chegar por aqui. O telescópio está projetado para enviar suas primeiras imagens coloridas do cosmo em 12 de julho deste ano.
No site oficial do James Webb é possível acessar um contador que mostra quantos dias faltam e acompanhar esse momento.
Os dados obtidos durante o alinhamento do telescópio e a preparação dos instrumentos também serão disponibilizados ao público. A agência espacial afirmou que não deve haver atrasos nessas datas por conta do incidente.
“Esse impacto recente não causou nenhuma mudança no cronograma de operações de Webb”, disse a Nasa.
*Com informações do site Cnet.