Na disputa cada vez mais acirrada com TikTok e YouTube, o Instagram começou a implementar aos poucos novos recursos para os Reels, como ela chama seu formato de vídeos curtos.
Ironicamente, eles ficaram mais longos: a principal novidade é que, agora, podem chegar a 90 segundos.
O objetivo é dar mais liberdade para os criadores de conteúdo, consolidando a plataforma nesse formato.
Ele é o que mais tem crescido em visualizações nos últimos meses – tanto que a Meta também decidiu integrar a rede com o Facebook. Hoje, é possível utilizar a mesma conta nas duas plataformas, além de utilizar recursos como o Estúdio de Criação e o Meta Business Suite para criar nas redes de forma integrada. Os Reels também passaram a ser sugeridos dentro do Facebook, aumentando o alcance dos vídeos.
Para bater de frente com o TikTok, o Instagram também trouxe ferramentas que o rival já disponibilizava. Confira a lista:
Importação e sincronização de áudio
A reutilização de áudios rende milhões de vídeos diariamente nas trends do TikTok. No Instagram, esse formato de conteúdo só era possível usando aplicativo de terceiros. Agora, a ferramenta já foi incorporada.
Agora, também é possível sincronizar o vídeo a batida de uma música, por exemplo. ou áudio ao vídeo. O recurso é bastante útil para as famosas dancinhas e vídeos com pontos de virada.
Narração
O famoso “voice over” feito pelo usuário e a narração automática também explodiram em popularidade no TikTok nos últimos anos. Agora, estão embedados diretamente no catálogo do Insta.
Templates
São os modelos já pré-disponíveis na plataforma. Basta a pessoa apontar a câmera para fazer os vídeos (e também as fotos) — a plataforma completa com o resto.
Porém, por enquanto, essa opção será oferecida apenas aos criadores originais. Ou seja, você não pode trazer um conteúdo já feito em outra plataforma (como o TikTok). Essa é uma das novas diretrizes do Instagram, divulgada há dois meses.
Agendamento de posts e outras ferramentas web
Agora, ficou fácil agendar o lançamento de algum conteúdo na versão web.
E, também pelo navegador no computador, é possível acessar o Estúdio de Criação e fazer edição básica de vídeos para Reels. Você pode, por exemplo, cortar trechos de vídeos longos já publicados para ajustá-los ao formato do Reels. Transmissões ao vivo também podem ser editadas para gerar destaques no recurso de vídeos curtos.
Figurinhas no Reels
O Instagram era bem limitado na inclusão de recursos visuais no Reels. As opções disponíveis se limitavam a efeitos e hashtags. Agora, as populares figurinhas poderão ser incluídas na edição dos vídeos curtos, bem como enquete e quiz.