Hospital da Espanha é pioneiro em transplante de pulmões incompatíveis – 02/06/2022


Valência (Espanha), 2 jun (EFE).- Médicos de hospital na Espanha realizaram com sucesso um transplante bipulmonar em um bebê com incompatibilidade de grupo sanguíneo, em primeira intervenção dessas características feita no mundo, mediante uma técnica para evitar a rejeição dos pulmões do doador.

A cirurgia aconteceu no Hospital La Fe, na cidade de Valência, no leste do país ibérico, em janeiro deste ano. Segundo disse à Agência Efe Gabriel Sales, chefe do serviço de Cirurgia Toráxica e Transplante Pulmonar da unidade de saúde, a criança “está muito bem e quase pronta pra ir para casa”.

Tratou-se do primeiro transplante bipulmonar com uma técnica de filtragem plasmática com absorção imunológica, um procedimento que permite utilizar pulmões incompatíveis e tornar possível a operação.

Segundo Sales, a recuperação do bebê foi “um desafio” em todos os sentidos e também “longa” por causa de um problema surgido, que não teve relação com o transplante e que está “em vias de ser resolvido”.

O médico explicou que a criança chegou ao hospital com um vírus respiratório que fez piorar a doença que ela sofria, uma hipertensão pulmonar, por causa disso, precisou ser internada na UTI do hospital.

Após detectar uma falha pulmonar global, com uma hipertensão pulmonar que deteriorava o coração e que impossibilitava a ventilação, foi preciso sedar o bebê e administrar uma assistência circulatória extracorporal artificial.

Depois dos exames pertinentes, a equipe médica determinou que a única solução era um transplante.

“Encontrar um órgão compatível poderia nos atrasar no processo de encontrar um doador”.

Embora o grupo sanguíneo do doador não fosse o mesmo que o do bebê, “tivemos certeza, porque é um tempo vital, e todo dia, o paciente pode apresentar uma complicação”, segundo explicou Sales.

“Pudemos reduzir esse tempo de espera com o procedimento que utilizamos, que nos permitiu utilizar pulmões incompatíveis e tornar possível o transplante”, apontou o especialista.

Até hoje, para poder utilizar os órgãos sem compatibilidade, era preciso fazer “uma troca de todo o plasma sanguíneo, o que gera algumas complicações a mais no próprio transplante”.

O Hospital La Fe é o que mais que mais realizou transplantes de órgãos na Espanha em 2022, totalizando 323. Destes, 117 foram hepáticos.

Além disso, foi o segundo do país com maior número de transplantes pulmonares, com 55. EFE



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar