Talvez você não tenha notado, mas o ícone do aplicativo do Instagram mudou de visual nesta semana: ficou mais iluminado e com cores mais vivas por causa do novo gradiente.
Segundo a rede social, o layout ganhou um estilo que enfatiza o conteúdo, enquanto a fonte dos textos usados na plataforma também passou por reformulação. Mas muita gente parece não ter gostado do novo visual, a julgar pelas reações no Twitter.
As mudanças na parte estética da rede social aconteceram depois de algumas semanas de testes de um novo feed de tela cheia, recurso parecido com o TikTok.
No Twitter, está rolando uma espécie de “Reclame aqui” sobre as atualizações no design. Parece que o público não quer mais o visual do TikTok fora dele:
que atualização foi essa do instagram??? a tentativa de imitar o tiktok acabou com a experiência de rolar o feed
— murilo (@murilomjl) May 20, 2022
Neste tuíte foi dito que o design do concorrente está melhor:
O Instagram tá cada dia pior. Os caras entraram na noia de tentando competir com o tik tok e conseguiram a proeza de transformar o tik tok em uma rede melhor q a deles
— Laura Sabino (@mylaura_m) May 17, 2022
Teve gente tão indignada que até sentiu vontade de partir para a agressão:
esse novo design do feed do Instagram tá horrível, bglh tá sufocante pprt… vontade de sair na porrada com quem aprovou uma coisa dessa
— finin’ (@notthefinin) May 19, 2022
Estão querendo uma atualização para desatualizar as novidades:
Eu queria uma atualização do instagram que desatualizasse todas as atualizações
— Rica de Marré (@ricademarre) May 17, 2022
Até imagem editada foi usada para expressar a insatisfação:
Neste tuíte, a atualização do Instagram levou o patamar de “a pior”:
engraçado como as atualizações do instagram são sempre pra pior
— Rafa Uccman (@rafauccman) May 17, 2022
E esta tuiteira “foi obrigada” a ver o que não gostaria:
Parabens feed do Instagram Vc está HORRÍVEL eu achei que nao podia piorar mas vc está aí pra provar que eu estava enganada
— Mabê (@mabebonafe) May 18, 2022
Por que o Instagram mudou de visual?
O logotipo atualizado aparece não só no ícone do app, mas também nas figurinhas usadas nos nos stories. Na função “Criar”, o gradiente atualizado também está presente.
Em seu blog oficial, a rede social diz: “Nosso novo sistema de design coloca o conteúdo no centro, com foco na simplicidade e na autoexpressão. Os novos layouts de marketing do Instagram exibem imagens em tela cheia, fazem referência à experiência no aplicativo e celebram a criatividade que vemos em nossa comunidade todos os dias”.
A tentativa do Instagram de trazer uma identidade visual mais simples e autoexpressiva incluiu a criação de um fonte própria chamada de “Instagram Sans”, baseada no design da marca e logotipo de 2010. A intenção da rede social é aproveitar esse novo estilo nas campanhas de marketing e nos seus sites.
A nova fonte Instagram Sans contou com a colaboração de diversos profissionais de diferentes idiomas ao redor do mundo, o que ajudou na adaptação de letras para as línguas japonesa, árabe e tailandesa.