China condena proibição “sem fundamento” da Huawei nas redes 5G do Canadá – 20/05/2022


A China criticou nesta sexta-feira a decisão “sem fundamento” do Canadá de proibir a instalação de redes 5G dos grupos chineses de telecomunicações Huawei e ZTE.

“A China se opõe com veemência a isto”, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, antes de acrescentar que Pequim adotará “todas as medidas necessárias” para proteger as empresas chinesas.

“Esta decisão vai contra os princípios da economia de mercado e as regras do livre comércio”, acrescentou.

O Canadá anunciou na quinta-feira que proibirá a instalação de redes 5G da Huawei e ZTE devido a preocupações de segurança nacional.

A decisão, muito esperada, aconteceu após uma medida similar dos Estados Unidos e de outros aliados, como Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia e Japão.

O governo dos Estados Unidos advertiu sobre as implicações de segurança de dar acesso à gigante de tecnologia chinesa à infraestrutura crucial de telecomunicações, que poderia ser usada para espionagem.

Tanto Huawei como Pequim rebateram as acusações.

ehl-tjx/je/mar/me



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar