Em um evento realizado pela internet nesta quinta-feira (19), a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou novos recursos para empresas que usam o app de mensagens para se conectar com clientes.
Entre as novidades, o time de Mark Zuckerberg anunciou uma nova versão paga do WhatsApp Businees, uma plataforma para gerenciamento online de contas no aplicativo, servidores em nuvem grátis para empresas e a possibilidade de instalar o app em até 10 telefones.
Zuckerberg, em seu discurso de abertura da conferência “Conversations”, afirmou que mais de 1 bilhão de pessoas se conectam com contas comerciais nos serviços de mensagens da Meta todas as semanas —não só no WhatsApp, mas também pelo Instagram e o Facebook.
Com os novos recursos, a Meta bate de frente com rivais como Amazon e Google, que também oferecem ferramentas de gestão de negócio, mas que cobram pelo acesso a servidores em nuvem, o que será grátis para empresas que usarem o novo WhatsApp Cloud API.
WhatsApp Cloud API
O WhatsApp Cloud API é um conjunto de padrões de programação que empresas poderão usar para gerenciar melhor suas conversas pelo mensageiro.
A empresa já fornecia a clientes corporativos o Business API desde 2018. A diferença é que a nova versão funciona 100% online, sem que empresas tenham que instalar nada em seus computadores.
Um restaurante, por exemplo, pode usar a plataforma para cruzar pedidos de clientes com seus dados de endereço e serviço de pagamento de maneira mais fácil.
Assim, em vez de transferir manualmente dados do WhatsApp para seus sistemas internos, copiando e colando, será possível automatizar o cruzamento desses dados, acelerando o processo e podendo até realizar mais funções diretamente pelo app, sem ter que levar o cliente a um site externo.
Quem usar o Cloud API ganha hospedagem de dados na nuvem de graça. A plataforma é mais útil para pequenas empresas do que o tradicional Business API, porque o tempo de integração com os sistemas é mais curto. O acesso à API, porém, é pago.
WhatsApp Business Premium
Já o aplicativo WhatsApp Business vai ganhar uma versão paga, chamada apenas de “Premium”. A data de lançamento e o preço não foram divulgados, mas os benefícios para os assinantes, sim.
Para começar, quem usar o WhatsApp Business Premium poderá cadastrar sua conta comercial em até 10 aparelhos, entre celulares e computadores.
A versão paga do app também permitirá que empresas criem links personalizados para que os clientes as encontrem no WhatsApp mesmo que não tenham seu telefone.